No oitavo andar do Hospital de Base, existe uma sala de pulsoteria, um espaço próprio para os pacientes receberem as infusões de medicações da Neurologia. Uma técnica de enfermagem se dedica exclusivamente à sala, todos os dias. Os médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem do setor de internação de Neurologia também atuam na sala de infusões.
“O espaço da pulsoterapia oferece um conforto físico e emocional ao paciente, que cria uma empatia com a equipe e se sente acolhido. No espaço, o paciente pode fazer uso de sua medicação com tranquilidade e com o suporte necessário”, ressalta a Gerente de Enfermagem do Hospital de Base, Tatiane Nunes Pinheiro Cavalcante Machado.
A sala existe há cinco anos. Em agosto do ano passado, ela passou por melhorias e readequações, inclusive com a disponibilização de uma equipe de Enfermagem própria para atender o local. “A sala foi adaptada para oferecer um suporte mais adequado e um agendamento mais eficiente, para atender o maior número de pacientes possível”, acrescenta a gerente.
O espaço conta com oito poltronas e um leito. Por dia, são realizados uma média de 12 a 15 atendimentos. A pulsoterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É preciso agendar dia e horário.
Em 2022, foram realizados 2291 atendimentos na sala. Graças ao espaço, os pacientes recebem a medicação de forma mais rápida e confortável e não precisam ficar internados. Muitos dos pacientes apresentam mais complicações em decorrência da falta de regularidade no tratamento específico. Assim, o espaço é exclusivo e totalmente adequado para as os pacientes receberem as medicações necessárias para o seu tratamento.
Mariela Souza de Jesus reforça a importância da humanização do atendimento realizado pelo profissional de saúde, “na sala de pulsoterapia os pacientes são submetidos ao recebimento de medicamentos por profissionais da saúde exclusivos para a ação, e com treinamento para os casos de reações, tudo isso de forma humanizada, de modo a minimizar os eventuais desconfortos físicos e até emocionais”, explicou.