Organizada pelo Núcleo de Educação Corporativa (Nuedc), a palestra “Inteligência Financeira Pessoal” será realizada na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, em formato online, por meio do aplicativo do Microsoft Teams das 9h às 11h. A convidada para palestrar é a especialista e mentora em Finanças, Janaína Ornelas.
A inteligência financeira pessoal envolve diversos aspectos do cotidiano, como saber consumir de forma consciente, utilizar o cartão de crédito de forma responsável e aprender sobre investimentos e o mercado financeiro. O objetivo da palestra é incentivar os colaboradores do IgesDF a cultivar uma vida equilibrada, desenvolvendo uma boa saúde financeira.
Mariela Souza de Jesus, presidente do IgesDF, explica que muitas pessoas não sabem como lidar com suas finanças e fazem mau uso, e isso afeta toda a sua vida, inclusive seu desempenho profissional. “Por isso debater sobre o assunto e propor estratégias de melhor utilização do dinheiro é importante para o trabalhador, sua qualidade de vida e consequentemente para o seu desempenho no trabalho”, disse.
Endividamento – Em 2021, a Serasa divulgou dados sobre o endividamento do brasiliense, apontando que, na ocasião, 1.076.589 brasilienses tinham pendências para pagar, com o valor médio das dívidas sendo de R$ 5.757,13. Já em agosto de 2022, o número de devedores foi elevado para 1.181.898 pessoas, registrando um crescimento de 9,78%. Segundo esses dados, metade dos brasilienses estava com restrições cadastrais por inadimplência, considerando o número de pessoas adultas residentes na capital federal foi estimado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2.003.584 pessoas. Já considerando toda a população do DF, que é de 3.010.881 habitantes, pode-se dizer que 35,57% estavam com o “nome sujo”.