Uma das maiores unidades de saúde da América Latina, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), já colocou em operação novos aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças avançadas nos rins no Setor de Nefrologia e dois novos aparelhos de ultrassom portáteis para o ambulatório de Dor Crônica.
As máquinas foram adquiridas com emendas parlamentares indicadas pela senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF). A própria congressista visitou os setores beneficiados, em companhia do presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, e diretores do Instituto e do HBDF, a exemplo do superintendente do hospital, Bruno Sarmento.
“Acho que nossa missão como parlamentar é esta. É vir aqui, olhar, dialogar, observar tudo que está acontecendo e levar para o Senado fazer o debate com a bancada”, afirmou a congressista,
Acrescentou que, acima de tudo, deve-se planejar já a destinação dos recursos das emendas a serem destinadas para a saúde, o que deve ocorrer nos próximos quatro anos, envolvendo um trabalho do governo federal com o GDF para que os recursos das emendas sejam liberados e aplicados.
“Então, eu acredito que é um canal que foi aberto. Ver pela primeira vez as minhas emendas, em quatro anos, sendo, de fato, direcionadas para a área da saúde na aquisição de equipamentos, me deixou muito feliz, muito motivada.
Com as emendas, foi também adquirido um endoscópio flexível dentre outros equipamentos especializados. No total, os equipamentos custaram, respectivamente, R$ 3,2 milhões e R$ 292,3 mil.
Dever de todos
O presidente do IgesDF agradeceu a senadora pela “visita importantíssima”. Disse que o Instituto, hoje, consegue sobreviver com muitos equipamentos de emendas parlamentares.
“É muito importante a visita in loco para entender um pouco a realidade e para ajudar o Instituto a comprar novos equipamentos. Importante a senadora ouvir dos próprios médicos e dos pacientes. Então, o instituto, a população e a Secretaria de Saúde agradecem imensamente essa ajuda”, declarou.
Concluiu afirmando que as portas do IgesDF e de suas unidades estarão sempre abertas para receber parlamentares. “Conforme já coloquei algumas vezes: saúde é um dever de todos, não só dos dirigentes ou do governador, mas de toda população e todos os parlamentares”, pontuou