A nova Comissão de Ética Médica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), foi empossada nessa terça-feira (23), pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), após processo eleitoral classificado como referência a ser seguida pelas unidades de saúde públicas no País. Tem como objetivo principal a educação continuada para prevenção de punições evitáveis.
Presente ao evento, o superintendente do HBDF, oncologista cirúrgico Bruno Sarmento, deu ênfase à importância da eleição da nova Comissão de Ética Médica. Na avaliação dele, a constituição do colegiado é um momento louvável e memorável para a maior unidade de saúde pública do DF e uma das maiores do Brasil e da América Latina.
“Considerando que o Hospital de Base realiza inúmeras cirurgias, torna-se imprescindível e necessário proteger os médicos por meio de uma comissão que resguarde a conduta médica de forma preventiva e protetiva com caráter educativo e não necessariamente punitivo”, recomendou.
O HBDF é uma das unidades de saúde administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal — IgesDF.
Projeto-piloto
Janaina Miranda, diretora clínica do HBDF, enalteceu a importância da participação da categoria na inscrição e votação dos 11 candidatos eleitos. Destacou a importância de todas as dezenove comissões obrigatórias do HBDF e salientou para política documental sob sigilo profissional, envolvendo prontuários, formulários, atas, instrumentos normativos, indicadores entre outros.
Detalhou que a construção da política documental ocorre por meio da caixa SEI, sistema de informações da unidade hospitalar e MVGE . Tudo que for relevante deve ser registrado com caráter educativo e preventivo visando trazer segurança para o corpo clínico, pontuou a gestora.
Eleita há um ano como representante dos médicos na direção do HBDF, Janaína agradeceu aos novos 11 integrantes empossados o interesse em se inscrever no período de 6 a 21 de março deste ano. A eleição foi realizada no dia 5 de abril com a participação de cerca de 50 médicos.
Empossados
A cerimônia contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Marcela Montandon. Na oportunidade, foram disponibilizados exemplares do Manual das Comissões de Ética Médica, pelos membros e coordenadores de Ética Médica do CRM, aos novos integrantes do colegiado eleito.
Como presidente da Comissão de Ética Médica, foi empossado José Eduardo Trevizoll — Serviço de Gastroenterologia — Segas, e os demais integrantes: Victor Resende de Melo Freitas. Serviço de Anestesiologia e Medicina Perioperatória — Seam; Júlia Rodrigues Figueiredo Torres, Serviço de Enfermagem/ Psiquiatria — SSepq; Weldson Muniz Pereira. Serviço de Traumatologia e Ortopedia — Setro; Patrícia Bandeira Moreira Rueda Fernandes, Serviço de Cardiologia — Secar; Raoni de Castro Galvão, Serviço de Cardiologia — Secar; Dennyson Melo de Andrade; Márcia Moreira Barros Moreira, Serviço de Oncologia Cirúrgica — Seonc; Vera Lúcia Tejerina Vargas, Núcleo de Gestão de Leitos — Nuglh; Ana Carolina Rezende de Freitas Cravo, Núcleo Regional de Atenção Domiciliar — Nurad; e Luis Carlos Vieira Matos, Serviço de Hemodinâmica — Sehmd; e Rebeca Granjeiro de Lacerda Vasconcelos, Seamp Centro Cirúrgico.