A Unidade de Pronto-Atendimento do Riacho Fundo II teve uma manhã de segunda-feira (19) atípica, com a visita da diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF – IgesDF. A visita faz parte do cronograma em que estarão in loco em todas as unidades, explicou o diretor presidente, Juracy Cavalcante Lacerda Junior, acompanhado ainda do vice-presidente Caio Valério Gondim Falcão, da Diretora de Inovação, ensino e Pesquisa, Emanuela Ferraz e da Superintendente das Unidades de Pronto Atendimento Nadja Regina Carvalho. “Essa visita é muito importante para que possamos conhecer in loco o trabalho dos profissionais e o atendimento à população. Ter esse conhecimento e essa experiência faz total diferença para promover as principais mudanças que atendam às necessidades que a alta gestão precisará tomar”, disse Juracy. “Eu, por ser médico, gosto muito de estar in loco, conversar com os médicos e profissionais para assim entender as dificuldades” afirmou. “O nosso intuito maior é prover atendimento de excelência à população” concluiu.
Ao chegar na unidade a diretoria se sentiu presenteada ao se deparar com uma faixa exposta por familiares de um paciente, que exibia a seguinte mensagem: “ A Família do senhor José Pereira de Araújo agradece a todos os profissionais desta unidade (médicos, enfermeiros, recepção e vigilantes) pelo cuidado, atenção e carinho proporcionado a ele. ”. Os profissionais as UPAs costumam contar com esse tipo de agradecimento, por faixas, bilhetes e manifestações positivas na ouvidoria. “Faixas de uma família agradecendo o atendimento proporcionado a um familiar nos dão força para que a gente continue fazendo cada vez mais pelo IgesDF e pela população do Distrito Federal” falou Caio Falcão, diretor vice-presidente do Instituto.
A unidade de atendimento, inaugurada em 18 de novembro de 2021, conta com 2 leitos na sala vermelha, 6 leitos na sala amarela e 1 de isolamento e 10 poltronas na sala verde. Em 2022 realizou 67.162 atendimentos. Em 2023, já foram 33.049 atendimentos.
A gerente da unidade Pamela Rocha falou da importância da presidência conhecer a unidade, seus gargalos, e ainda de que os profissionais da unidade conheçam também os projetos da nova gestão. ” Ele tem muitos projetos que serão um marco na história do IgesDF. Hoje na Upa Riacho nós temos um atendimento humanizado e sempre estamos buscando melhorias para o melhor atendimento à população. “Afirmou a gerente.
João Francisco do Nascimento, paciente internado na sala amarela fez questão de relatar a satisfação do atendimento recebido na unidade, “a upa aqui é uma maravilha, desde a limpeza até o atendimento. Muito organizada. ” Afirmou. “Eu fui muito bem atendido” concluiu Francisco.
Com o objetivo de conhecer a unidade e os fluxos de atendimento, a diretoria percorreu todas as áreas, sendo recepcionada pelos profissionais e até pela população que não perdeu a oportunidade de registrar elogios a unidade. “ O atendimento aqui é muito rápido, não demora nada, eu sou sempre bem atendida. A unidade está de parabéns, o atendimento é excelente, médicos e enfermeiros. ” Afirmou a paciente Kyara Zaruty.
Ao visitar a farmácia o presidente falou do novo projeto que está sendo implantado, que tem como objetivo a rastreabilidade de material e medicamento. A rastreabilidade acontece desde a distribuição do medicamento até o ponto de dispensação, ou seja, lugar final onde o medicamento é administrado ou dispensado a um paciente. O controle é feito por código de barras, assim tem o monitoramento em tempo real de estoque e lote de validade evitando o desperdício.
“É gratificante verificar que, apesar da alta demanda, os profissionais se desdobram para prestar o melhor atendimento. Cabe a nós municia-los com as melhores ferramentas, não deixar faltar medicamentos e insumos e tentar trazer alegria e motivação para esses atendimentos” afirmou o presidente. “Assim a gente consegue fazer melhor o que almejamos construir com essa missão que é cuidar de vidas” concluiu Juracy.
Emanuela Ferraz, diretora da DIEP, diretoria de inovação, ensino e pesquisa, responsável pelo suporte da telemedicina, atendimento médico colaborativo que auxilia a equipe para agilidade no diagnóstico e no tratamento adequado para os pacientes que chegam com condições clínicas graves as Unidades de Pronto Atendimento também acompanhou a visita e parabenizou a equipe, “Parabenizo todos os profissionais em nome das gestoras, Dra Nadja e a Pamela, a upa está muito organizada” concluiu a diretora.
“A upa está muito bem organizada, a gestão sempre presente e o paciente satisfeito. É Isso que interessa, o objetivo de toda alta gestão é que a unidade funcione e no final a gente tenha a satisfação do usuário de saúde” finalizou Nadja Regina Carvalho, superintendente das UPAs.