“Atuação da Odontologia Hospitalar: desafiando limites para superá-los” foi o tema do primeiro Simpósio de Odontologia Hospitalar, evento voltado para estudantes e profissionais de odontologia da rede pública e privada do Distrito Federal que ocorreu nos dias 21 e 22 de junho.
Os dois dias contou com palestras, debates, discussões e mesa redonda com a participação de convidados de destaque na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de odontologia hospitalar, cirurgia bucomaxilofacial, odontologia para pacientes especiais e oncologia.
Diversos temas foram abordados durante o simpósio, como a odontopediatria no ambiente hospitalar, a cirurgia ortognática, as aplicações de laserterapia na odontologia, o manejo odontológico ao paciente hematológico, entre outros.
Para a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Érika Maurienn, o evento é essencial para refletir sobre a atuação do colaborador e observar os objetivos já alcançados. “O que faz esse evento ser magnífico é cada um de vocês. A gente precisa de pausas no trabalho para a gente pensar sobre o que a gente faz, o que está sendo feito e pensar o que vamos fazer”, disse. “É um grande presente conseguir reunir diversos representantes que são a nossa força na odontologia. O que faz este evento ser de suma importância é a presença dos senhores e da classe que está na assistência”, acrescentou.
O evento também contou com a presença da superintendente do HRSM, Eliane Souza de Abreu, que aproveitou para ressaltar a importância do cirurgião-dentista como parte integrante da equipe multidisciplinar. “Eu como enfermeira intensivista de formação desde 2016 louvo pela presença do cirurgião-dentista com atividades tão importantes dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva. Que tenhamos mais momentos como este para que nós validemos e valorizemos cada passo enfrentado na superação de todos os desafios”, destacou.
Para o presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal, Wendel Teixeira Santos, a odontologia hospitalar desempenha um papel vital no cuidado e bem-estar dos pacientes, abrange uma ampla gama de procedimentos e intervenções odontológicas que são essenciais para garantir a saúde de indivíduos com situações complexas de saúde. “Nesse simpósio, teremos oportunidade única de discutir e trocar experiências para ampliar as nossas habilidades e práticas profissionais. É um momento de aprendizado para melhorar nossa atuação na prática da odontologia hospitalar”, observou.
Já Marco Antônio dos Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), considera que o trabalho desenvolvido por cirurgiões-dentistas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem ganhado notório destaque na imprensa nacional e a odontologia hospitalar foi reconhecida por sua relevância social quanto ao agravamento de lesões ou por infecções oportunistas de internação prolongada. “A atuação do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar tem ido cada vez mais além de procedimentos”, disse.
Para o representante do coordenador da comissão de odontologia hospitalar do Conselho Federal de Odontologia, Keller de Martini, diversos avanços ocorreram e precisam ser reconhecidos. “Nós temos tido vários avanços e, o principal, com a habilitação em odontologia hospitalar foi a integração do cirurgião-dentista dentro do âmbito hospitalar. Uma área de atuação a mais para a nossa odontologia e agora está seguindo para que se torne uma especialidade”, destacou. “Eu acho que vai ser de grande importância, principalmente, para que tenhamos profissionais capacitados para cuidar da saúde da nossa população”, acrescentou.
A coordenadora geral de Saúde Bucal, Doralice Severo da Cruz, destacou a necessidade do fortalecimento da rede pública de saúde. “Vocês que trabalham na área hospitalar conhecem a nossa rede de atenção à saúde bucal e sabem que nós precisamos fortalecê-la e o braço hospitalar precisa de investimento nosso. Não só financeiro, como técnico também”, destacou.
A gerente de odontologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Franciele Gonçalves, parabenizou pela iniciativa e o trabalho prestado pelos colaboradores. “Atualmente, na SES, nós temos dentistas lotados em todas as UTIs dos hospitais da rede fazendo a diferença no prognóstico dos pacientes, impactando vidas. Gostaria de parabenizar os organizadores, a equipe de odontologia de Santa Maria, especialmente, à dra Erika Maurienn”, disse.
Por fim, o deputado distrital, Jorge Vianna, agradeceu pelo convite e assegurou aparelho tecnológico para a odontologia do hospital. “Agradeço ao IgesDF e à Secretaria de Saúde por a gente ter um serviço especializado da cirurgia bucomaxilo e nós temos que enaltecer isso. Por isso eu abracei a causa, criei a frente parlamentar em defesa da saúde bucal”, destacou. “O que nós iniciamos, investindo na saúde bucal e logo haverá um aparelho de ecografia na odontologia do Hospital de Santa Maria. Trazer a tecnologia para o ambiente de trabalho é melhorar a atuação dos colaboradores”, finalizou.
Confira o vídeo:
Vídeo: Alessandro Praciano/IgesDF