O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) promoveu nessa quarta-feira (21) eleição on-line para escolher quem vai ocupar a Diretoria Clínica da instituição. Candidata única e à reeleição, a médica cardiologista Janaína Ramos de Miranda venceu o pleito e vai cumprir novo mandato de um ano não renovável.
Ao findar a votação, realizada das 9 às 19h. foi feita a apuração dos votos. De acordo com o Artigo 5º do Edital da Eleição do Diretor Clínico do HBDF, tiveram direito a voto os trabalhadores médicos ocupantes de cargos ou empregos do corpo clínico em exercício no HBDF.
A especialista terá novamente a missão de ser a ponte entre o corpo clínico e a Diretoria Técnica, como responsável por representar e coordenar os demais médicos. “Tenha uma representante que conhece o Hospital de Base e luta por uma assistência médica de qualidade”, foi o slogan de campanha da candidata.
A diretora reeleita traz também a experiência de ter ocupado em, 2019 o cargo de vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal — IgesDF. É cardiologista do HBDF desde 2006. Foi ainda: chefe do Serviço de Cardiologia, no períodos de 2010-2011 e 2016-2018; vice-diretora do HBDF, de 2011 a 2015; e gerente de Medicina Interna, de 2018-2019 e em 2021. Atualmente está cedida ao IgesDF.
Mais atribuições
Conforme a Resolução nº 2.147/2016 do Conselho Federal de Medicina — CFM, o diretor clínico deve exercer o papel profissional de garantir excelentes condições de trabalho para os médicos e assegurar que todos os pacientes tenham assistência médica adequada.
A mesma resolução ainda estabelece que também são demandas da Diretoria Clínica: atestar a realização de atos médicos praticados pelo corpo clínico e pelo hospital; incentivar a criação e organização de centros de estudos; e assegurar, aos estagiários (acadêmicos e médicos) e residentes médicos, condições de exercer atividades com os melhores meios de aprendizagem.
O CFM determina que só podem exercer essa função profissionais que estiverem devidamente habilitados como médicos na forma da lei.