Uma solenidade histórica no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) marcou na semana passada a inauguração do primeiro Tomógrafo Odontológico de Feixe Cônico da rede de saúde pública do Distrito Federal.
A aquisição do novo aparelho de diagnóstico por imagem foi viabilizada por emenda parlamentar, no valor de R$ 1 milhão, do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF), apresentada em 2022, quando ele exercia o segundo mandato consecutivo de deputado distrital.
Além do tomógrafo, adquirido por R$ 319 mil, os recursos da emenda foram empregados também para a montagem da Radiologia Digital e para a compra de um novo Raio-X fixo e de um Raio X móvel, que viabiliza exames em internados com dificuldades de locomoção.
Ao todo, foram integralmente liquidados 100% do montante financeiro previsto da proposição de Veras ao Orçamento do Distrito Federal.
Efeito positivo
Os recursos foram destinados ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde — IgesDF, órgão responsável pela administração do HRSM, do Hospital de Base do DF (HBDF) e de 13 Unidades de Pronto Atendimento, as chamadas UPAs.
“Cada novo equipamento afeta direta e positivamente a assistência”, pontuou o presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, que prestigiou o evento realizado na quarta-feira passada (5), juntamente com outros dirigentes e assessores do Instituto.
O gestor elogiou também a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, e os gestores e profissionais que contribuíram com o avanço tecnológico na rede pública por meio da opção de apoio parlamentar.
“Meus parabéns a toda equipe pelo empenho e que possamos seguir nessa linha de estar sempre buscando o melhor, o melhor equipamento, mais tecnologia, para tentar suprir o melhor atendimento à nossa população”, complementou.
Serviço de excelência
Presente ao evento. a secretária de Saúde do Distrito Federal (SES), Lucilene Florêncio, agradeceu ao congressista a destinação dos recursos. Disse que a instalação Tomógrafo Odontológico é um grande avanço para a região de Santa Maria e cidades do Entorno.
“Esse é o primeiro da rede de saúde pública do Distrito Federal”, afirmou a executiva de Saúde. O IgesDF trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde para tornar os diagnósticos por imagem mais precisos, oferecendo mais um serviço odontológico de excelência ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]”, detalhou. “Através de emendas parlamentares, tenho certeza de que nós vamos voar muito mais alto”, projetou.
De acordo com a secretária, o acesso para exames de tomografia odontológica ocorrerá por meio da Central de Regulação da SES, de forma transparente para todos os pacientes do SUSDF. “O aparelho também possui tecnologia para radiografias panorâmicas e um método de captura de imagens em 3D. É o que existe de mais avançado na área”, avaliou.
Equipamentos para a história
A superintendente do HRSM conceituou a unidade hospitalar como um “gigante que veio para fazer história”. Citou que vários equipamentos foram incorporados para fortalecer a tecnologia dos serviços prestados. “Com a ajuda das emendas parlamentares, a gente melhora a execução, entrega possibilidades para toda uma região que depende do SUS e aí a gente mostra para que veio”, assinalou.
Segundo a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Erika Maurienn, a modernização da radiologia será bastante utilizada pelos 42 profissionais da equipe. “Vai facilitar a vida dos profissionais que agora têm em mãos um equipamento de última geração para definir os melhores tratamentos e procedimentos cirúrgicos ao paciente”, destacou.
O marco tecnológico no Serviço de Odontologia também foi comemorado pela cirurgiã dentista radiologista Nelcy Vilarinho, colaboradora da Secretaria de Saúde — SES. cedida ao HRSM. “Estamos equipados como qualquer clínica radiológica”, comparou.
Deficiências e deformidades
A Odontologia do HRSM também é destaque no atendimento a pessoas portadoras de deficiências, É o caso de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), tanto em nível ambulatorial, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), quanto em nível hospitalar, com atendimento no centro cirúrgico com anestesia geral.
No HRSM, o Serviço de Atenção Hospitalar Odontológico também já prestou atendimento com cuidados voltados, por exemplo, para pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, síndromes raras, deficiência intelectual, Parkinson, Alzheimer e sequelas de acidente vascular encefálico (AVE).
Segundo o Ministério da Saúde, de atendimentos em centro cirúrgico a pacientes com deficiência, o HRSM registrou mais de 50% dos atendimentos feitos pela rede pública e privada do Distrito Federal nos últimos quatro anos.
O CEO do hospital é uma referência no setor. A unidade realiza cirurgia bucomaxilofacial e oferece tratamentos cirúrgicos e ambulatoriais para deformidades dentofaciais, ortodontia, biópsia e remoção de cistos para todos os públicos (bebês a idosos).