Evento termina na sexta-feira (9) e é realizado no Auditório da Faculdade de Saúde da UnB –
Nesta quinta-feira (8), foi aberta a IV Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital de Base (HB). O evento tem como objetivo aprofundar as discussões e disseminar conhecimentos sobre a filosofia e a atuação profissional em cuidados paliativos, que trata dos cuidados dispensados a pacientes que tem graves doenças que ameaçam a vida. O evento é promovido pelo HB em parceria com outras instituições, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB).
“Sabemos da importância de debater esse tema, porque o Hospital de Base é referência em atendimento de pacientes oncológicos que precisam desse serviço. Por isso, nosso compromisso é fomentar esse conhecimento”, disse o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), Francisco Araújo.
“É uma honra receber esse evento tão importante na UnB. O tema cuidados paliativos é de fundamental apreço para nós. Espero que vocês aproveitem bastante essa oportunidade de participar desse evento e aproveito para elogiar a equipe do Hospital de Base por tudo o brilhantismo”, disse a professora da UnB, Paula dos Reis, durante a abertura.
Já o subsecretário de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Ricardo Ramos, destacou que o tema trata de dar melhores condições de vida para os pacientes e também cuidar da família, dos cuidadores e de toda a rede que presta essa assistência. “Esse é o papel do cuidado paliativo e o Hospital de Base está avançando nessa área”, complementou, ao citar o Hospital de Apoio, que também é referência nesse serviço no DF.
A programação vai até sexta-feira (9) e conta com palestrantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, que abordarão temas como Política de Cuidados Paliativos e suas Diretrizes, Voluntariado Hospitalar e suas Ações, Desafios na Implementação da Hiperdermóclise, Cuidados Paliativos em Doenças Neurológicas, entre outros.
Também será abordada a atuação da Secretaria de Saúde do DF em anos anteriores relacionadas aos cuidados paliativos oncológicos, geriátricos e pediátricos, além de outros assuntos.
Texto: Ailane Silva/IGESDF
Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF