No Espaço Criativo do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), hoje, 26 de abril, uma jornada intensa de atividades marca o encerramento da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”. Das 9h às 12h, uma série de dinâmicas focadas no trabalho em equipe movimentou o espaço, enquanto das 13h às 16h, cada setor teve a oportunidade de enviar três colaboradores por horário para treinamentos específicos.
Promovida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), a campanha deste ano revisitou a importância da comunicação efetiva e segura entre os colaboradores e os usuários das unidades de saúde. Os participantes do evento puderam desfrutar de dinâmicas divertidas, como jogo da memória, adivinhação e quebra-cabeça, todos relacionados ao tema da segurança do paciente.
A chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HBDF, Viviane Almeida, ressaltou a relevância dos esforços voltados para aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde. “Em um ambiente de saúde, a comunicação é o alicerce que sustenta a segurança do paciente. Durante nossa campanha, concentramos esforços em aprimorar a interação entre os profissionais de saúde, destacando a importância do registro adequado no prontuário eletrônico, da comunicação multidisciplinar e da transição suave durante a passagem de plantão. É fundamental que os pacientes sintam-se empoderados para esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao seu cuidado. Somente assim podemos garantir uma jornada de tratamento segura e eficaz.”
A iniciativa da campanha “Abril Pela Segurança do Paciente” do IgesDF já percorreu todas as suas unidades, finalizando hoje no HBDF. Com o compromisso renovado com a segurança e o bem-estar dos pacientes, espera-se que os esforços continuem a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos pela instituição.