
A Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou nesta sexta-feira (11/04) mais uma ação educativa voltada para seus colaboradores. A iniciativa integra o calendário de formações mensais setoriais, idealizado por representantes de cada gerência da diretoria após a participação em congresso nacional.
O tema escolhido para o mês de abril foi oratória, uma habilidade essencial para a atuação dos profissionais da Diep, que constantemente realizam apresentações, treinamentos, eventos e produções audiovisuais. A capacitação foi conduzida pelo especialista Rodrigo Mariani, artista, cientista político, gestor cultural e educador com ampla experiência em comunicação e formação de instrutores.
“A oratória é uma ferramenta poderosa de transformação, especialmente em ambientes que demandam clareza, empatia e presença. Comunicar bem é abrir caminhos para o entendimento e para a inspiração”, destacou Rodrigo Mariani durante a palestra.

A atividade, que contou com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, foi pensada como uma versão introdutória de um curso mais completo de 40 horas oferecido pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). A palestra foi gravada e disponibilizada na página do YouTube do Instituto para garantir o acesso de colaboradores que estavam em atividades externas, reforçando o compromisso com a inclusão e a disseminação do conhecimento dentro da diretoria.
A idealização da proposta surgiu de um diagnóstico interno feito pelos próprios servidores da Diep, que perceberam a necessidade de aprimorar a comunicação nas diferentes frentes de atuação da diretoria. O grupo organizador da ação é formado por servidores indicados por cada gerência da Diep, além de substitutos, e tem como missão pensar temas relevantes para o desenvolvimento profissional contínuo dos colegas.
“Essa mobilização interna mostra que a melhoria contínua é uma prática viva no IgesDF. A capacitação constante e melhoria contínua da equipe é um pilar fundamental da nossa atuação e um reflexo direto do nosso compromisso com um serviço público de saúde 100% SUS, gratuito e de qualidade”, afirmou o presidente do IgesDF, dr. Cleber Monteiro.
Apesar de inicialmente planejada para o público interno da Diep, a ação poderá ser replicada em outras unidades do IgesDF, caso haja demanda. A parceria com a Escola de Governo e a disponibilidade do palestrante Rodrigo Mariani abrem espaço para essa possibilidade.

A diretora da Diep, dra. Emanuela Ferraz destacou que o evento é mais uma etapa do projeto educativo contínuo da diretoria. “Queremos valorizar cada profissional da Diretoria, oferecendo conhecimento que se aplique ao dia a dia de trabalho. Os cursos ofertados pelo Instituto estão alinhados com a missão de fortalecer o SUS por meio do desenvolvimento das pessoas que o constroem”, afirmou.
Ao final da atividade, foi aplicado um formulário de avaliação de satisfação, cujos dados ainda estão em processamento. No entanto, a percepção geral dos participantes indicou alto grau de envolvimento e aproveitamento.
O Instituto reafirma, com ações como essa, sua identidade como um espaço de inovação, ensino e pesquisa — sempre voltado à qualificação dos seus profissionais e melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão.
