Encontro de gestores estaduais da saúde aconteceu nesta quarta-feira
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) foi representando pela assessora jurídica Ana Caroline Milhomens na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) nesta quarta-feira (24).
A convite do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, a assessora apresentou o modelo jurídico do Instituto para os participantes que vieram de todos os Estados da Federação e esclareceu como funciona a ferramenta de gestão.
“O IGESDF, enquanto serviço social autônomo foi criado pelo DF e contratado pela SES/DF por meio de Contrato de Gestão. A arquitetura jurídico-administrativa permite maior efetividade às compras e contratações, bem como mais celeridade à admissão de pessoal pelo regime celetista, tudo em consonância com os regulamentos do IGESDF”, explicou.
De acordo com Ana Caroline, durante a programação, também foram traçadas algumas diferenças entre Serviço Social Autônomo e Organização Social, e os gestores da saúde demonstraram interesse no modelo adotado pelo IGESDF.
“Com essa gestão, podemos dar mais celeridade ao setor de saúde mediante a aquisição de insumos e medicamentos em tempo impraticável pela lei de licitações. E isso é bastante atrativo para os administradores estaduais”, destacou.
A assessora afirmou que entidades sob a modalidade de Serviço Social Autônomo têm sido bem vistas como ferramenta de suporte gerencial e administrativo à saúde pública e também garantem transparência.
“A conferência de autonomia administrativa e orçamentária para a consecução de suas finalidades, em contrapartida à demonstração de resultados, qualidade e produtividade é o que garante a aplicação dos recursos de maneira adequada. Por isso, o modelo de gestão traz tantos benefícios”, finalizou.
Texto: Leilane Oliveira/IGESDF
Fotos: Divulgação/CONASS