Em uma ação beneficente, o Serviço Auxiliar de Voluntários do Hospital de Base recebeu, nesta quinta-feira (12), a doação de dez cadeiras de rodas e uma cadeira de rodas para banheiro, entregues por representantes de diversas embaixadas de países asiáticos, todas membros da Associação das Embaixatrizes da Ásia e Oceania (AOLA).
A doação faz parte de um esforço contínuo da AOLA, que se reúne mensalmente para arrecadar fundos por meio de rifas e doações de diversas embaixadas. Além disso, a associação organiza uma feira anual para angariar recursos que possibilitem a compra de cadeiras de rodas e outros itens essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Sra. presidente da AOLA e Embaixatriz da China, Zhou Yongmei, esteve presente no evento, juntamente com a Srta. Dong Yan, além da Embaixatriz da Índia, Sra. Sneha Reddy, acompanhada da Sra. Vrushali Jadhav; a Embaixatriz de Myanmar, Sra. Latt May May e a Embaixatriz do Vietnam, Sra. Pham Thi Thu Hong. A visita também contou com a presença de representantes de outros países, como a Sra. Ghazala Tariq do Paquistão, a Sra. Winnie Manuvade da Tailândia, a Sra. Humaira Ferdous de Bangladesh e a Sra. Fujita Maya, do Japão. Também integraram a comitiva as Sras. Regina Barros e Patrícia Matsumoto, componentes sêniors da Associação. Este março deste ano, a AOLA já havia realizado outra doação de cadeiras de rodas em março, além de muletas, complementando o apoio àqueles pacientes que necessitam desse material.
Segundo a presidente do SAV, Maria das Graças Leocádia de Sousa, as cadeiras de rodas são entregues aos pacientes de acordo com as demandas registradas pelo serviço social. “As doações são distribuídas com base em critérios de necessidade, garantindo que os pacientes que mais precisam recebam o apoio necessário”, explica. “Muitos pacientes que sofrem acidentes acabam precisando do uso permanente de uma cadeira de rodas. Sem condições financeiras para comprar o equipamento, o SAV assume a doação”, completa.
Além das cadeiras de rodas, a AOLA também contribui sempre com itens de higiene, como shampoo e outros produtos essenciais, montando kits que são entregues aos pacientes, também por meio do Serviço Auxiliar de Voluntários. Após a visita à sede do SAV e um lanche, as representantes se juntaram aos voluntários para uma breve visita aos pacientes internados em alguns andares do hospital. Com a ajuda de um membro do SAV vestido de Papai Noel, as visitantes distribuíram kits de higiene e puderam ver o trabalho realizado pelos profissionais do HBDF.