Média é de 854 procedimentos cirúrgicos por mês
Com o montante de 4.270 cirurgias realizadas de 1º de janeiro a 31 de maio de 2019, o Hospital de Base (HB) demonstra a sua grande produtividade para atender a população do Distrito Federal. A estatística foi divulgada nesta segunda-feira (3) e faz parte do balanço do Governo do Distrito Federal (GDF).
Em janeiro, foram 843 cirurgias (481 eletivas e 362 de emergência), em fevereiro foram 859 (532 eletivas e 327 de emergência), em março o número foi de 847 (498 eletivas e 349 de emergência), em abril, 904 (578 eletivas e 326 de emergência), e em maio, 817 (491 eletivas e 326 de emergência).
A atuação estratégica do Hospital de Base é fundamental para beneficiar os pacientes que precisam passar pelas intervenções cirúrgicas. Um dos operados, em maio, foi o estudante de engenharia civil, André Nascimento Araújo, 24 anos, que teve uma fratura na tíbia da perna e fez a cirurgia no mesmo dia.
“Eu me surpreendi quando o médico disse que faria a cirurgia imediatamente. Estava com muita dor e cheguei pela Emergência, fui para a sala de cirurgia e já fui operado”, disse, ao elogiar o atendimento no Base feito pela equipe multiprofissional composta por nutricionista, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos, entre outros profissionais.
O aposentado Alcides Lopes Gouveia, 79 anos, também foi beneficiado com a celeridade na realização de cirurgias. Ele sofreu uma queda e teve uma fratura na bacia e femur.
“Ele operou, está ótimo e vai receber alta hoje. A vontade era até de ficar mais tempo aqui. Esse hospital não é aquele de antigamente, é outro com atendimento excelente e nota mil. É um hotel cinco estrelas”, disse a esposa de Alcides, Lidia Lopes Gouvea, 71 anos, ao elogiar também a limpeza e a alimentação servida.
Texto: Ailane Silva/Iges-DF
Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF