Ô abre alas que o bloquinho da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) quer passar. Fantasiados de princesa, Super-Homem, bailarina e até de cachorrinho, os bebês — internados por conta da prematuridade — comemoraram o primeiro carnaval de suas vidas.
A cena foi registrada pelas profissionais da unidade e pelas mamães dos minifoliões na última quinta-feira (11). Levar um pouco de alegria para as mães foi o objetivo da ação, segundo a supervisora de Enfermagem, Lívia De Piéri. “É uma forma de elas terem uma lembrança especial do período em que seus bebês estiveram internados na Ucin, de amenizar o estresse da internação e de fortalecer o vínculo mãe-bebê”, explicou.
A iniciativa foi possível após mobilização da equipe. Enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros profissionais, doaram fantasias, acessórios e brinquedos. “Todo mundo ajudou com algo, e pedimos para os funcionários da lavanderia lavarem tudo”, comentou Lívia.
Com uma bandeja recheada de itens carnavalescos, as profissionais abusaram da imaginação. Cada bebê tinha uma fantasia e um cenário próprio, repleto de bichos de pelúcias, bonecas e super-heróis.
Comemoração dupla
A festa marcou o dia da alta dos gêmeos Gabriel e Miguel e foi um motivo extra para Janaína Alves, 41 anos, comemorar. “Parece que estavam adivinhando”, brincou. Com mais dois filhos aguardando fora do hospital, a moradora de Valparaíso contou que a equipe da Ucin foi a responsável por amenizar a ansiedade durante quase um mês longe do restante da família.
Vestidos dos heróis The Flash e Super-Homem, os irmãos posaram para as fotos enquanto dormiam profundamente. “Os profissionais foram ótimos e, com o bloquinho, fecharam com chave de ouro todo esse ciclo de amparo e suporte que recebi desde o nascimento dos meus filhos”, elogiou Janaína.
Karla Rhaphaela, 20 anos, também agradeceu pela iniciativa. “Essa atitude ajuda a descontrair um pouco, faz a gente sair do quarto e interagir mais com a equipe da Ucin”, disse a mãe da pequena Elisa. Ela está há um mês internada no Hospital de Santa Maria e ainda não tem previsão de alta.
A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal
A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do HRSM é responsável por monitorar os bebês que chegam em situação clínica de risco moderado. “São aqueles que não precisam mais de cuidados intensivos, ou seja, já estão com maior ganho de peso e aptos a respirar sem aparelhos”, explicou a supervisora de Enfermagem, Lívia De Piéri.
Para tornar a estadia das mamães mais leve, a equipe multidisciplinar realiza ações como mesversários; confecção de plaquinhas com mensagens, instaladas nas incubadoras; e celebração de datas comemorativas.
Acesse aqui a galeria de fotos.