No último dia 05 de dezembro de 2023, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Recanto das Emas foi palco de um exercício simulado de incêndio, promovido pela Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho (COSEG) em parceria com o 36.º Grupamento de Bombeiros do Distrito Federal. O objetivo central do treinamento foi capacitar os brigadistas voluntários, assegurando que estivessem aptos a agir de forma eficaz em situações reais de sinistro.
A atividade contou com a presença de 12 bombeiros do 36º grupamento da CBMDF, 8 brigadistas voluntários, 8 integrantes da equipe de planejamento e execução, além de 4 pacientes voluntários que simularam vítimas, tornando o treinamento ainda mais realístico.
“Estes simulados desempenham um papel importante, ao praticar situações críticas, a equipe aprimora sua capacidade de ação imediata, garantindo uma resposta mais eficaz diante de um sinistro real”, explicou supervisora da Engenheira de Segurança do Trabalho, Tatiane Alves Cruz Soares.
Além disso, a supervisora destacou que os simulados servem como uma avaliação prática dos recursos e equipamentos disponíveis. Fundamental para testar equipamentos de combate a incêndios, sistemas de evacuação e demais recursos, essencial para garantir seu pleno funcionamento em situações reais.
Durante a simulação realística de abandono do prédio e resgate de vítimas, a equipe de brigadistas voluntários demonstrou um desempenho excepcional. Sob a coordenação da gerente da Upa, Patrícia Couto Ligório Silva, e a supervisão da Engenheira de Segurança do Trabalho, Tatiane Alves Cruz Soares, realizando a evacuação de todos os colaboradores em apenas 4 minutos.
“A brigada voluntária da Upa do Recanto das Emas foi impecável! Não só foram eficazes, mas mostraram uma atitude e proatividade. Estão mais do que preparados para agir com segurança”, destacou a gerente da Upa, Patrícia Couto Ligório Silva.