O oncologista cirúrgico Bruno Sarmento assumiu nesta quarta-feira (10) o cargo de superintendente do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), um dos maiores da América Latina, com média de 2 mil atendimentos diários, entre consultas, exames, pesquisas e internações.
A posse do novo dirigente da instituição foi prestigiada pelo presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, que está nessa missão desde o dia 13 de abril deste ano. Ele visitou o HBDF acompanhado de seus principais colaboradores da Diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal.
“Agradeço aos gestores presentes para mostrar a importância do Hospital de Base”, afirmou Juracy, ao saudar o novo dirigente da principal unidade de saúde pública vinculada ao Instituto. Também agradeceu ao ortopedista e traumatologista Nicolay Kircov, que deixou o cargo a pedido, pelo trabalho realizado à frente da unidade.
“O dr. Nicolay foi uma pessoa que tive a oportunidade de conhecer durante a gestão no momento em que assumi a direção de Assistência à Saúde. Tive com ele muita empatia, assim com todos os outros. Bom, ele teve seus motivos para se afastar de suas funções”. E agradeceu ao novo superintendente por ter aceito o convite.
Mais verbas
Juracy citou que, na Assistência à Saúde, também houve empatia com o gestor empossado. “Ele tem essa pegada de governança de autogestão que eu quero trazer para o Instituto. De antemão, pedi algumas demandas, projetos incríveis e ele está nos ajudando a conseguir verbas para investimentos, o que vai ocorrer nos próximos dias”, anunciou.
E acrescentou acreditar em resultados positivos a favor dos pacientes. “Tenho confiança na autogestão, na sua pessoa e em todos gestores aqui presentes para tentar fazer um bom trabalho em prol da população”, destacou. “Estamos aqui para empoderá-lo e colocar os nossos anseios nessa empreitada”.
O caminho da saúde pública
Em sua manifestação, o novo superintendente do HBDF agradeceu a nomeação, elogiou seu antecessor e lembrou que o hospital nasceu como residência médica, um hospital de ensino e que pesquisa até projetos de válvulas cardíacas já foram desenhados na unidade. E sublinhou que o “RH [os colaboradores] e os pacientes são o nosso maior patrimônio’”.
Segundo o novo gestor, os pilares da organização e eficiência devem ser um caminho que o sistema saúde, as políticas públicas e o mercado esperam que o IgesDF comece a trilhar. “Aceito o desafio. É uma construção, é uma equipe que já vem vindo, está continuando, mas não um continuísmo”, pontuou.
Do evento participaram os seguintes integrantes da diretoria: Caio Valério Falcão, vice-presidente; Emanuela Ferraz, Diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa; e Antônio Carlos, Diretor de Logística.
O coordenador do Núcleo do controle de infecção Hospitalar, Julival Ribeiro, falou no evento em nome dos médicos da instituição do Instituto.