Nesta segunda-feira (5), a Ouvidoria do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu a equipe da Gerência Geral de Assistência (Gegas), para mais uma edição do Café com Ouvidoria, que visa promover o debate e alinhamento das duas áreas por meio de um bate-papo leve e descontraído, repassando as principais demandas dos usuários e identificando possíveis soluções.
A chefe da Ouvidoria do HRSM, Fabrícia Morais, destaca que O “Café com Ouvidoria” tem desempenhado um papel crucial na melhoria dessa comunicação entre as áreas da unidade hospitalar, o que é essencial para o atendimento eficiente das demandas dos usuários do sistema de saúde, fornecendo respostas objetivas e claras.
“Com o ‘Café com Ouvidoria’, a interação entre as áreas tem se tornado cada vez mais eficiente, resultando em respostas de maior qualidade para os cidadãos. Isso confirma que estamos no caminho certo para atender às principais demandas com agilidade e eficácia. Contamos com o apoio dos gestores”, destaca Fabrícia.
O encontro recebeu elogios dos participantes, que destacaram a importância da proximidade da Ouvidoria e da boa comunicação para a resolução eficiente das demandas apresentadas pelos cidadãos.
Liderada pelo médico Rodrigo Rosi, a Gerência Geral de Assistência (Gegas) do HRSM apresentou suas responsabilidades e o setor se mostrou disponível para colaborar com a Ouvidoria, especialmente no que diz respeito ao cumprimento dos prazos e à resolutividade das demandas.
“Foi ótimo entender todos os fluxos de atendimento das demandas, desde o início até o seu fechamento. Compreender também quando que meu setor tem que intervir e estabelecer medidas para tentar adiantar possíveis problemas e cobrar resolução por parte dos meus gerentes antes dos prazos acabarem. Foi um momento muito importante”, destaca o gestor.
Durante o encontro, foram discutidos aspectos como a qualidade das respostas dadas aos cidadãos, o cumprimento dos prazos regulamentares e a efetividade das respostas encaminhadas pelas áreas técnicas. O Núcleo da Ouvidoria destacou seus projetos principais, como o “Café com Ouvidoria” e o Treinamento in Loco.