Café com Ouvidoria impulsiona integração e comunicação entre setores do IgesDF

Café com Ouvidoria impulsiona integração e comunicação entre setores do IgesDF

Iniciativa, busca uma escuta ativa, alinhar fluxos e integrar processos

Luciane Paz

Na tarde de segunda-feira (13), a Ouvidoria do IgesDF, juntamente com seu coordenador e as chefes de núcleo do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital de Base (HBDF) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), promoveu mais uma edição do “Café com Ouvidoria”, proporcionando um ambiente descontraído para a troca de experiências entre equipes. O café contou com a presença do coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa, como convidado especial.

Este café com ouvidoria buscou o alinhamento de fluxos e expectativas de trabalho no que se refere ao controle social, às denúncias, prevenção de casos de assédio moral e sexual, mediação de conflitos, Código de Ética, Regulamento de condutas disciplinares e outras ações de controle interno que envolvem essas áreas afins, na busca de resolução dos conflitos e melhoria na prestação de serviço de saúde.

 

Legenda: Equipe da Ouvidoria e o coordenador de Compliance e Governança do IgesDF. Da esquerda para direita: Fabrícia Moraes (HRSM), Eduardo Corrêa (Compliance) Leonardo Maciel (Transparência e Ouvidoria), Luciana Andrade (Upas) e Margarete Araújo (HBDF). / Foto: Alessandro Praciano- IgesDF

A iniciativa, idealizada pela Ouvidoria Geral do DF, foi implementada inicialmente no Hospital Regional de Santa Maria, pela chefe de núcleo da ouvidoria do HRSM, Fabrícia Moraes e sua equipe, e hoje tem rodado semanalmente no Hospital de Base, e em breve nas Unidades de Pronto Atendimento.

A ação visa promover um diálogo ativo entre a Ouvidoria e os gestores de diferentes setores, buscando resolver as demandas dos usuários de forma eficaz. “Nosso intuito é fazer um trabalho de Ouvidoria ativa com os gestores para que a gente consiga resolver as demandas dos usuários, para identificar soluções. Por isso, é tão importante conhecer a realidade de cada setor”, explicou Fabrícia.

Legenda: Coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa, aprovou a iniciativa e sugeriu algumas ideias para a área. / Foto: Alessandro Praciano- IgesDF

Durante o encontro, os participantes apresentaram casos do cotidiano, sugestões e discutiram formas de resolução, destacando a importância da comunicação entre os setores. “O Café com Ouvidoria é uma excelente iniciativa com foco na comunicação, bem como na troca de experiências a fim de contribuir com a melhoria contínua das ações realizadas pelo Instituto. O trabalho em conjunto é fundamental para a efetividade das ações desenvolvidas pelas áreas”, disse Eduardo Corrêa.

Leonardo Maciel, coordenador de Transparência e Ouvidoria do IgesDF, ressaltou a relevância da troca de experiências por cada equipe e trouxe dados, projetos e exemplos práticos da integração desse setor no controle social, que buscam o aprimoramento dos serviços da Ouvidoria. “Esse encontro é essencial, para o alinhamento dos processos de trabalho entre Ouvidoria e Compliance, a medida em que esses setores juntamente com a Controladoria desenham um fluxo de tramitação daquelas manifestações de maior gravidade, dita Denúncia e a busca por sua resolução de forma resolutivo e pontual. Além disso, na necessidade de cumprimento das normas da empresa.”, explicou Leonardo.

Legenda: O Café com ouvidoria busca proporcionar um ambiente descontraído para a troca de experiências entre equipes/ Foto: Alessandro Praciano- IgesDF.

Margarete Araújo, chefe da Ouvidoria do Hospital de Base do Distrito Federal, expressou sua satisfação com o evento: “É inspirador ver como podemos colaborar e aprender uns com os outros para oferecer um serviço de qualidade aos nossos usuários”.

A proposta do “Café com Ouvidoria” vai além de um simples encontro, sendo um espaço de diálogo e colaboração mútua entre os setores do Instituto. O projeto tem sido fundamental para compreender as demandas de cada área e aprimorar os fluxos de trabalho, resultando em respostas mais qualificadas para o cidadão.

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