O Núcleo de Ouvidoria das UPAS do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, na sexta-feira (28), mais uma edição do “Café com Ouvidoria” em busca de um ambiente descontraído para a troca de ideias e experiências entre as equipes.
Desta vez, o encontro foi entre o Coordenador de Transparência e Ouvidoria, chefe da ouvidoria das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Gerência de Experiência do Paciente e Humanização, Núcleo de Experiência do Paciente, Núcleo de Pessoas e Núcleo de TI.
A iniciativa tem o objetivo de promover um diálogo ativo entre a Ouvidoria e os gestores de diferentes setores, em busca de pensarem juntos em como resolver as demandas dos usuários de forma eficaz. Segundo o coordenador de Transparência e Ouvidoria, Leonardo Maciel, “todos os Núcleos estão imbuídos de, em conjunto com as unidades, poderem melhorar os indicadores de saúde e, com o auxílio da Ouvidoria, fortalecer o atendimento ao usuário”.
A quantidade de manifestações recebidas na ouvidoria do IgesDF realizadas pelos usuários das UPAs tem aumentado de forma gradativa esse ano, sejam reclamações, elogios, sugestões ou denúncias. “As demandas da ouvidoria das UPAs estão alcançando o quantitativo em números da ouvidoria do Hospital de Base, o que demonstra que os usuários estão mais conscientes do uso dos canais adequados para realizar suas manifestações e apresentando suas queixas e sugestões”, explicou Luciana Andrade, assessora técnica da Ouvidoria das UPAs.
Os representantes dos Núcleos aproveitaram o bate-papo para trazer experiências, mencionar exemplos de casos complexos de resoluções de demandas, dificuldades enfrentadas e apresentaram sugestões de resolução de problemas que podem impactar diretamente na ponta o atendimento ao usuário do SUS.