Capacitação em feridas tumorais e cuidados paliativos tem grande adesão e reforça compromisso com a assistência humanizada. Foto: Divulgação.
A recente realização do curso “Feridas Tumorais e sua Interface com Cuidados Paliativos”, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), foi um sucesso. Com a participação de 64 profissionais, a capacitação foi realizada exclusivamente de forma presencial e destacou a importância de qualificar a equipe de saúde para o manejo adequado dessas feridas, garantindo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.
O curso teve como objetivo capacitar profissionais de saúde, estudantes e demais interessados para o manejo adequado das feridas tumorais, contribuindo para um cuidado mais humanizado e eficaz. A capacitação abordou desde os conceitos e princípios dos cuidados paliativos até a fisiopatologia, os tipos de feridas oncológicas e as melhores práticas de tratamento.
Durante a atividade, os participantes tiveram acesso a uma abordagem teórica e prática sobre o tema, com aulas expositivas, recursos visuais, discussão de casos clínicos e dinâmicas interativas. A capacitação contemplou tópicos essenciais, como a definição de feridas oncológicas, os princípios dos cuidados paliativos, os tipos e a fisiopatologia dessas lesões, além das melhores estratégias de manejo e tratamento.

Para a enfermeira residente do Programa Multiprofissional de Oncologia do IgesDF e responsável por ministrar o curso, Brenda Tayrine, a experiência foi enriquecedora e reforçou a importância da educação continuada.
“Os desafios foram inúmeros, desde a estruturação do conteúdo até a adaptação às diferentes realidades dos participantes, mas cada etapa reforçou a importância de compartilhar conhecimento e sensibilizar sobre os cuidados paliativos. A troca de experiências demonstrou o quanto essa temática ainda precisa ser discutida e aprofundada, estimulando o compromisso com uma abordagem mais integral e digna no cuidado aos pacientes”, destacou.
A chefe do Núcleo de Educação Permanente, Ana Paula Lustosa, também ressaltou a importância da iniciativa para a qualificação profissional e a assistência humanizada. “A realização do curso reforça o compromisso do Núcleo de Educação Permanente com a capacitação dos profissionais de saúde. A troca de experiências e a abordagem prática enriqueceram o aprendizado, demonstrando a relevância desse tema na rotina hospitalar. Parabenizo a Brenda pelo excelente trabalho na condução do curso, pela dedicação e pela forma didática e sensível com que abordou um assunto tão significativo. Seguimos firmes no propósito de oferecer capacitações que impactem positivamente a assistência e a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.

O gerente de Ensino do IgesDF, Paulo Estevão, também destacou a relevância da qualificação dos residentes e profissionais da saúde. “É uma satisfação ver nossos residentes do Programa Multiprofissional de Oncologia do IgesDF ampliando o conhecimento e fortalecendo o ensino no SUS”, ressaltou.
Com a grande adesão e a repercussão positiva, o IgesDF reforça seu compromisso com a educação contínua dos profissionais de saúde, contribuindo para um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado aos pacientes oncológicos do SUS.