Nos dias 19 e 20 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento de Sobradinho (UPA) está iniciando uma capacitação em pediatria. Cerca de 90 profissionais de saúde da UPA estão participando de um curso intensivo de 16 horas. O objetivo é aprimorar suas habilidades e prepará-los para atender às necessidades dos pacientes pediátricos.
Bruna Fabiana Evangelista Succi Silva, coordenadora de enfermagem da UPA de Sobradinho, explicou que a iniciativa surgiu de uma necessidade de se adaptar e garantir qualidade no atendimento com a futura inauguração da ala pediátrica na UPA de Sobradinho. Bruna expressou sua satisfação com a adesão dos colaboradores ao curso: “Eu, como coordenadora de enfermagem, estou extremamente feliz com a dedicação dos nossos colaboradores. Nosso maior objetivo é poder oferecer uma assistência qualificada e humanizada não apenas aos pacientes adultos, mas também agora aos pacientes pediátricos.”
Durante a capacitação, os participantes têm a oportunidade de explorar tópicos relacionados ao atendimento pediátrico. O curso aborda desde a avaliação pediátrica e interpretação dos parâmetros de sinais vitais até a complexidade da ventilação mecânica e os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) específicos para crianças. Além disso, os profissionais de saúde têm a chance de aprimorar suas habilidades práticas por meio de um caso clínico de urgência e emergência pediátrica, preparando-se para situações críticas com a simulação em bonecos. Outro aspecto fundamental abordado é o conhecimento das principais medicações utilizadas na pediatria, bem como o cálculo preciso de dosagens.
Participante do curso, Tais Alves de Carvalho, enfermeira da UPA, compartilha sua experiência: “o curso de capacitação em urgência pediatria está sendo de grande proveito e elucidação de dúvidas, visto que o atendimento em pediatria não é uma realidade da nossa unidade. A didática dos instrutores e a simulação com bonecos foi uma parte importante do treinamento. Ela nos permitiu praticar as habilidades aprendidas de uma maneira realista e segura. Estou muito confiante em aplicar o que aprendi no atendimento aos nossos pacientes pediátricos.”
O curso está sendo ministrado por profissionais do IgesDF, incluindo o fisioterapeuta Paulo Henrique Gabriel Porto, a enfermeira pediátrica Luiza Esteves de Melo, Matheus Henrique de Souza e Renê Barrozo. O evento conta com o apoio da Gerência e da Superintendência e do Núcleo de Educação Permanente da DIEP (Diretoria de Educação e Pesquisa) do IgesDF.