Com a aproximação do carnaval, muitas pessoas se perdem na folia e acabam exagerando tanto na alimentação sem qualidade e também esquecem da hidratação, abusando das bebidas alcoólicas. Pensando em oferecer mais informação para o folião do Distrito Federal, a Chefe do Serviço de Nutrição Dietética do Hospital de Base, Talitha Elcana, separou algumas dicas importantes para passar melhor pelos dias de alegria.

Pular, dançar e andar por horas exige bastante do corpo, então é importante garantir uma alimentação equilibrada. Segundo Talitha, o ideal é apostar em alimentos que forneçam energia de forma gradual, como pães e cereais integrais, batata-doce e arroz integral. “Esses alimentos ajudam a manter o pique sem causar aquele cansaço repentino. Além disso, proteínas magras como frango, peixe e ovos são ótimas aliadas, pois ajudam na saciedade e recuperação muscular. As gorduras boas, como as encontradas no abacate, castanhas e azeite de oliva, também são bem-vindas para manter o corpo nutrido”, lembra.
Antes de cair na folia é importante se alimentar bem! Nada de sair por aí na rua com a barriga vazia! “Um bom exemplo seria um sanduíche de pão integral com frango e salada, ou um prato com arroz, feijão, carne e legumes. Assim, você garante energia por mais tempo e evita ficar beliscando besteiras o tempo todo”, recomenda Talitha.
Como evitar aquela dor de barriga no meio do bloco? Para isso, tente reduzir o consumo de frituras, alimentos ultraprocessados e comidas muito condimentadas. Talitha completa: “se você tem sensibilidade a laticínios, evite exagerar no leite e nos queijos. E beber álcool de estômago vazio pode ser uma péssima ideia! É importante sempre comer antes de beber”.
Para aqueles foliões que curtem uma comida mais rápida, como um cachorro-quente ou um pastel de rua, a dica principal é moderação. “Se bater aquela vontade de comer um hambúrguer, prefira versões grelhadas ao invés das fritas”, lembra a nutricionista.
Bebidas alcoólicas: se beber não dirija!

No carnaval muita gente acaba se perdendo no abuso da bebida alcoólica e isso pode trazer efeitos graves para a saúde. A primeira dica é sempre: se beber, não dirija! E é importante também alternar bebidas alcoólicas com água para reduzir os efeitos da desidratação e da ressaca.
Alimentos ricos em eletrólitos podem ajudar a evitar a ressaca. “Eletrólitos como sódio, potássio e magnésio ajudam na hidratação e na recuperação após o consumo de álcool. Alimentos como banana, água de coco, melancia, laranja e folhas verdes são ricos nesses nutrientes”, explica Talitha.
Pode parecer óbvio, mas muita gente esquece de se hidratar no meio da festa. “A recomendação geral é ingerir pelo menos 2 a 3 litros de água por dia, mas no Carnaval, com o calor e o esforço físico, essa quantidade pode aumentar. “Se quiser variar um pouco, aposte em sucos naturais, água de coco e isotônicos, que ajudam a repor minerais perdidos no suor. Chás gelados sem cafeína também são boas opções”, completa Talitha.
Atenção aos sinais do corpo!
Na folia é importante curtir e festejar muito, mas sem perder o senso de como está o seu corpo. Então atenção aos sinais de desidratação. “Se sentir boca seca, tontura, dor de cabeça, urina escura ou cansaço excessivo, é sinal de que o corpo está desidratado. Nessa situação, é fundamental aumentar a ingestão de líquidos e, se necessário, fazer uma pausa para descansar”, lembra Talitha.