Mais de 100 cartas foram distribuídas, nesta quinta-feira (15), aos profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) em reconhecimento ao trabalho incansável e ininterrupto frente à pandemia. Escritas pelos alunos do ensino fundamental da Escola Classe Jardim Botânico, as mensagens foram entregues, nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) Covid-19 e no Pronto Socorro Covid-19 para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, entre tantos outros profissionais que lutam há mais de um ano nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) Covid-19 e no Pronto Socorro Covid-19 para combater a covid-19 no Distrito Federal.
A técnica de enfermagem da UTI Covid-19 Sirlene Soares, de 41 anos, conta que se emocionou com a homenagem. “É tão bom ver o reconhecimento do nosso trabalho, principalmente de crianças, que podem se espelhar na nossa missão de ajudar ao próximo”, disse a profissional que foi contemplada com a carta de uma aluna do 3º ano. “Muito obrigada por serem super-heróis e salvar vidas, porque nossa situação é difícil e quando eu crescer vou ser uma pessoa incrível! Médica”, dizia a mensagem.
Admitida no IGESDF no início deste ano, Sirlene passou por um dos maiores desafios que já enfrentou na profissão. Teve que cuidar da própria mãe na UTI Covid-19, que ficou 20 dias intubada na unidade em abril. “Graças a Deus agora ela está bem e curada da covid-19, mas foram dias difíceis e de aflição. Ter um familiar internado por conta do vírus é muito difícil, por isso é tão bonito ver o reconhecimento das crianças sobre os trabalhos que fazemos aqui”, completou a técnica.
A gerente de terapia ocupacional do HRSM, Luciana Gomes, gerente de terapia ocupacional do HRSM, uma das responsáveis pelas entregas das cartas no HRSM, uma das responsáveis pelas entregas das cartas agradeceu o carinho. “É muito gratificante receber esse projeto na nossa unidade e valorizar tantos profissionais que lutam bravamente no combate à covid-19. Agradecemos a atuação dos professores e profissionais de educação por proporcionar esse momento de alegria”, declarou.
Valorização da vida
Promovida pela coordenadora Liliana Albuquerque, a iniciativa se baseia na campanha de Valorização da Vida, promovida pelo Governo do Distrito Federal com o objetivo de divulgar práticas capazes de fortalecer a saúde mental dos estudantes em tempos de pandemia.
“A confecção das cartas ajuda os alunos a compreender a situação da pandemia e o sacrifício que muitas pessoas têm enfrentado para garantir a segurança de outros”, destaca a coordenadora da Escola Classe Jardim Botânico e orientadora do projeto. Todo o trabalho foi feito via plataforma Escola em Casa DF, que é a sala de aula virtual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. “Os alunos enviaram as fotos das cartas pelo aplicativo e depois eu imprimi todos os registros para entregar no HRSM”, explica Albuquerque.
Confira a galeria: