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A equipe do Núcleo de Enfermagem do Centro Cirúrgico (NUECC) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu, na última semana, a doação de placas organizadoras de medicamentos para instalação nas gavetas dos carrinhos de Parada Cardiorrespiratória de emergência. Esses carrinhos são fundamentais para o atendimento emergencial em casos de intercorrências dentro da Unidade.
A falta de organização dos medicamentos dentro desses carrinhos de parada pode causar atrasos no atendimento. “Um organizador na gaveta facilita o acesso rápido aos medicamentos necessários em situações críticas e melhora a eficiência da equipe médica e de enfermagem para acessar os medicamentos necessários rapidamente”, explica a idealizadora do projeto, Gabriela Rodrigues da Assessoria do Centro Cirúrgico.
Ainda de acordo com Gabriela, essas placas evitam excessos ou ausência de medicações padronizadas no checklist, já que são confeccionadas conforme documento padrão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). “Com a padronização do organizador, o treinamento da equipe torna-se mais simples e eficiente, pois não é necessário aprender diferentes sistemas de organização. Isso economiza tempo e recursos, permitindo que a equipe se concentre em outras áreas críticas da formação”, completa Gabriela.
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A aquisição das placas organizadoras foi possível graças aos recursos doados de maneira voluntária pela própria equipe e de Nadja Glória Corrêa Graça, da Chefia Assistencial do Centro Cirúrgico (COAAS).
Segundo Élida Ferreira, Chefe do Núcleo de Enfermagem do Centro Cirúrgico, um organizador padronizado garante qualidade e mais segurança ao paciente. “Com essa organização é possível selecionar um modelo de alta qualidade, que atenda aos padrões de segurança e regulamentações específicas da área da saúde, o que ajuda a minimizar os riscos para os pacientes”, conta.
Outra vantagem da padronização na organização dos medicamentos é que isso facilita a supervisão e gestão do estoque de medicamentos. “É mais fácil monitorar o nível de estoque, identificar necessidades de reposição e garantir que todos os carrinhos estejam em conformidade com os protocolos estabelecidos”, completa Élida.