O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) tem avançado na implantação de uma política voltada a dar maior transparência ao uso dos recursos públicos que recebe e às condutas éticas na administração das unidades sob a responsabilidade da instituição. Foi isso que reconheceu a subcontroladora de Governança e Compliance da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), Joyce de Oliveira, ao se reunir na quarta-feira (22) com a Coordenação de Compliance e Governança do instituto.
Uma das ações para esse reconhecimento foi a adesão, no início desta semana, do IGESDF ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), voltado para redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil. “A ação demonstra que há uma preocupação no combate à corrupção, visando uma instituição íntegra, que busca melhorar os serviços prestados à população”, elogiou Joyce.
A representante da CGDF também parabenizou o IGESDF por outras ações desempenhadas em setembro, entre elas o Compliance Itinerante, que compreende a realização de visitas às unidades do instituto com o objetivo de estimular os colaboradores a assumirem comportamentos cada vez mais éticos. “Neste mês, o projeto contemplou as áreas de Compras, Contratos, Contabilidade e Finanças do IGESDF”, informou o coordenador de Compliance e Governança do IGESDF, Eduardo Corrêa.
“O IGESDF tem abraçado a pauta de uma gestão comprometida, voltada para o fortalecimento do controle interno e, consequentemente, para a sociedade”, enfatizou Joyce de Oliveira, que desde novembro de 2020 auxilia mensalmente as atividades desenvolvidas pelo Compliance do instituto. “Essas reuniões fortalecem a política de integridade, voltada para a construção de um programa mais eficiente, que reúne um conjunto de mecanismos para prevenir, detectar e sanar eventuais irregularidades no âmbito da instituição”, acrescentou.
Ao final da reunião, Eduardo Corrêa, avaliou que a partir de encontros com a representante da CGDF o Programa de Integridade tende a avançar cada vez mais. “Ao mantermos esses contatos com a CGDF, vamos conseguir desenvolver e aplicar um plano de ação mais eficiente, que vai nos nortear para que possamos identificar as melhorias e fazer as adequações necessárias”, afirmou.