Na manhã de 26 de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do PO700 surpreendeu ao demonstrar que sua missão vai além dos assuntos relacionados a acidentes. Neste evento especial, a CIPA demonstrou seu apoio ao movimento Outubro Rosa, promovendo conscientização, prevenção e mudanças de hábitos.
O evento reuniu aproximadamente 150 colaboradores das áreas administrativas do IgesDF, proporcionou uma manhã repleta de informações e atividades voltadas para a saúde. As palestrantes, a fisioterapeuta Andréia dos Santos Silva e a nutricionista Karen Palmeira Figueiredo, abordaram temas, como a história do Outubro Rosa no Brasil e no mundo, dados relevantes sobre o câncer de mama, fatores de risco associados, estratégias de detecção precoce e prevenção, a influência dos aspectos nutricionais na prevenção da doença e enfatizaram a importância da atividade física.
A enfermeira Gercília Máximo, colaboradora da UPA do Paranoá, emocionou a todos ao compartilhar um relato inspirador sobre sua jornada, desde o diagnóstico de câncer de mama até a conclusão do tratamento, oferecendo valiosos insights de esperança e superação após uma mastectomia radical.
Além disso, foram distribuídas cartilhas informativas que abordavam desde o histórico do Outubro Rosa até estatísticas e dicas sobre o autoexame, com o objetivo de capacitar a todos com o conhecimento necessário para a detecção precoce, incluindo os homens.
O evento enfatizou a conexão entre alimentação, nutrição e atividade física na redução do risco de câncer de mama. Os participantes aprenderam que, por meio de escolhas saudáveis, é possível diminuir em até 28% o risco de desenvolver essa doença. Como demonstração prática, foi oferecido um lanche saudável, destacando a importância de uma alimentação balanceada para reduzir não apenas os índices de câncer de mama, mas também de outras doenças.
Lorena Mayla Barreto Araujo, membro indicado da CIPA do PO700, expressou: “Este evento demonstrou como uma comissão interna pode fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo a conscientização e incentivando mudanças positivas”.