Na última semana, os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires participaram de um treinamento sobre os cuidados com segurança da informação e a guarda de prontuários médicos, organizado pela Coordenação de Governança em Privacidade e Proteção de Dados. O objetivo principal do treinamento foi aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde em relação à proteção de dados sensíveis e à correta manutenção dos registros médicos. A segurança da informação é uma prioridade, especialmente no setor da saúde, onde a confidencialidade de dados dos pacientes é fundamental.
A coordenadora do Data Protection Officer (DPO) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Bruna Cruz, destacou a relevância do treinamento. “A segurança da informação é um dos pilares do atendimento de qualidade. Precisamos garantir que todos os nossos colaboradores estejam capacitados para proteger os dados dos nossos pacientes, proporcionando um ambiente seguro e confiável.”
Durante os dois dias de evento, os participantes revisaram as principais normas e regulamentos que regem a segurança da informação e a proteção de dados pessoais, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foram apresentadas as melhores práticas para a guarda e o manuseio de prontuários médicos em papel, incluindo métodos de armazenamento seguro e técnicas de prevenção de perda ou roubo de documentos. Além dos cuidados que a população deve ter sobre ameaças digitais mais comuns, como malwares e phishing, e ofereceram orientações sobre como proteger os sistemas de informação da UPA contra esses riscos.