O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) fez uma parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF) e conseguiu vacinar contra a gripe mais de 300 colaboradores de cinco unidades de pronto atendimento (UPAs) no próprio local de trabalho de terça-feira (27) até esta quarta-feira (28), sendo que a campanha acontece até esta sexta-feira (30).
Normalmente, os profissionais têm que se dirigir até as unidades básicas de saúde (UBSs) mais próximas para receber a vacina. Com a ação a imunização in loco, o objetivo é facilitar o acesso dos profissionais à vacinação
As vacinas foram fornecidas pelas Vigilâncias Epidemiológicas (VE) da SES que atuam das Regiões Sul e Norte, onde estão localizadas as UPAs de Ceilândia, de Sobradinho, do Núcleo Bandeirante, de São Sebastião e de Samambaia. A aplicação foi feita pelos colaboradores do Iges.
Para a superintendente das UPAs, Nadja Regina, além de proteger os colaboradores da gripe, a vacinação contribui no combate da covid-19. “Isso porque o imunizante deixa o sistema imunológico protegido contra as cepas do vírus influenza e evita que a gripe sobrecarregue ainda mais o sistema respiratório, caso a pessoa seja contaminada”, explica.
Outro passo importante é impedir a exposição dos colaboradores aos vírus, levando a vacina até eles. “Ao invés de se dirigir até uma unidade básica de saúde para vacinar, o profissional pode receber o imunizante na própria UPA que trabalha”, acrescenta Nadja.
Os profissionais que não foram vacinados durante a ação, que termina amanhã (30), precisam procurar as UBSs mais próximas.