Nessa sexta-feira (01), os colaboradores e prestadores de serviços do Hospital do Sol, localizado na Ceilândia, foram capacitados pela Coordenação de Compliance e Governança, Coordenação de Transparência e Ouvidoria e a Coordenação de Governança em Privacidade e Proteção de Dados.
As capacitações foram divididas em 3 etapas, a fim de alcançar a todos os profissionais que atuam na unidade de saúde e não interferir nas suas atividades habituais.
O objetivo da ação conjunta foi apresentar o Programa de Integridade, as principais normas da empresa, tais como: Código de Ética e Conduta, Cartilha de Combate e Prevenção ao Assédio, Regulamento que trata da conduta disciplinar do colaborador, o Controle Social por meio da Ouvidoria, o interesse público por trás da Transparência de Informações, disposições da Lei Geral de Proteção de Dados, bem como incentivar a observância e aplicabilidade das normas do Instituto.
“Alguns colaboradores lotados no Hospital do Sol foram contratados recentemente, o que reforça a necessidade de capacitá-los acerca das normas e alguns procedimentos internos do Instituto”, disse Eduardo Corrêa, Coordenador de Compliance e Governança.
O acolhimento aos colaboradores do Hospital do Sol viabiliza o conhecimento das atribuições e competências das áreas de Compliance, Ouvidoria e Transparência e LGPD. Esse conhecimento é essencial, pois são setores que também estão lidando com o controle interno. Além disso, nossa intenção é estar próximo da equipe assistencial e administrativa.
“A educação dos colaboradores se faz necessária no engajamento sobre seus direitos e deveres. Estar presente nas unidades permite um grau de confiança e diálogos essencial para um melhor ambiente de trabalho, aumento da prestação de serviço à saúde, etc”, disse Leonardo Maciel, Coordenador de Transparência e Ouvidoria.
As ações de capacitação é um meio muito eficaz de fornecer conhecimento aos colaboradores sobre suas obrigações quanto ao sigilo dos dados e segurança das informações, que eles possuem em razão do exercício de suas funções, disse Bruna Cruz, Coordenadora da Coordenação de Governança em Privacidade e Proteção de Dados.
A ação (Compliance em Foco) será realizada em todas as unidades geridas pelo Instituto a fim de fortalecer o cumprimento das normas e conhecer as principais ações de melhorias necessárias.