Nesta segunda-feira (16), alguns colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do curso de manejo eficaz da bronquiolite: identificação precoce, tratamento adequado e melhoria dos resultados clínicos em Pediatria. A capacitação foi promovida pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
“O tema do nosso curso foi bronquiolite e o intuito do treinamento é preparar os nossos profissionais para a sazonalidade da doença, conforme o nosso protocolo, que foi atualizado recentemente, em abril de 2024, e trazer essas informações para os profissionais de forma que eles consigam tratar o paciente de forma mais eficiente”, explica a enfermeira da DIEP, Tuanne Alves.
O primeiro momento foi realizado no auditório do HRSM, onde foram abordadas várias questões teóricas acerca da bonquiolite viral aguda. Depois ocorreu a parte prática, que foi no Centro de Simulação Realística, onde os participantes puderam colocar em prática o que aprenderam.
“Além do conteúdo teórico, a gente teve que ter o conteúdo prático, em que a gente conseguiu fazer uma abordagem mais profunda no atendimento com esse paciente com bronquiolite. Essa é uma maneira de fazer a fixação desse conteúdo”, destaca.