O IGESDF informa que foi surpreendido, nesta terça-feira, 10 de maio, com a suspensão do fornecimento de refeições pela empresa Salutar nos hospitais, prejudicando empregados e pacientes das unidades. Entretanto, eles já retornaram às atividades temporariamente, estabelecendo prazo até às 13h para que a empresa realize o pagamento dos mesmos.
Destacamos que a falta de pagamento entre a empresa e os empregados não tem relação com o IGESDF, e que o contrato com a Salutar está com os pagamentos em dia. A fim de que não sejam prejudicados os empregados do Instituto e os pacientes internados nas unidades hospitalares, o IGESDF estuda juridicamente possibilidades de colaborar realizando o pagamento diretamente aos empregados.
É importante destacar que a Salutar, empresa fornecedora vencedora de licitação para o fornecimento de refeições nas unidades do Instituto, informou que não pode realizar o pagamento aos empregados uma vez que sua conta bancária está bloqueada judicialmente (por credores fornecedores), o que inviabiliza o pagamento direto aos empregados da empresa terceirizada.
Ressalta-se que o Instituto vem tendo problemas com a empresa, como inclusive foi noticiado pela imprensa, no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados e até mesmo dos alimentos fornecidos, entretanto, entende-se que o trabalhador deve ter seus direitos preservados, por isso estuda medidas cabíveis.