O Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) aprovou por unanimidade o Planejamento Estratégico (2024-2027) da instituição, que norteará as ações a serem desenvolvidas no período, com ênfase na implementação da governança clínica e nos processos de melhoria contínua com foco no paciente.
Apresentado na última sexta-feira (28) pelo superintendente de Planejamento, Neto Mariani, o documento apresenta o Mapa Estratégico 2024-2027 e as propostas do IgesDF, por meio de seis objetivos estratégicos que resumidamente destacam as prioridades de atuação do Instituto: prestar assistência em saúde de qualidade com foco no usuário; fortalecer a imagem do Instituto na transparência, inovação e responsabilidade social; modernizar a infraestrutura e a tecnologia; desenvolver e implantar modelo de gestão de pessoas eficiente; desenvolver e implementar gestão financeira eficiente; desenvolver e implementar a Inovação, o Ensino e a Pesquisa no campo da Assistência e Gestão em Saúde. O documento aponta as macroações para cada objetivo, a serem detalhadas a partir da definição de planos de ação e cronogramas específicos.
O presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante, ressalta a importância da validação do Planejamento Estratégico (2024-2027) pelo Conselho de Administração, etapa prevista após deliberação da Diretoria Executiva do Instituto, em junho deste ano. “Nosso Planejamento reafirma o compromisso do IgesDF com a sociedade e com a Secretaria de Saúde do DF em busca de qualidade e excelência na oferta de assistência à saúde com foco no cidadão, além da cooperação com o gestor SUS do DF, nos colocando à disposição para atuarmos de forma conjunta e alinhada na implementação da governança clínica e da melhoria contínua, que certamente trará bons frutos para a Rede Pública de Saúde do DF como um todo, uma vez que somos parte integrante desse sistema”. Ao tratar da pauta, a presidente do Conselho de Administração e secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, elogiou a proposta e a inovação, tanto na fase de elaboração quanto na definição dos objetivos, além de ressaltar a atuação da atual Diretoria, que recentemente completou 100 dias de gestão.
O superintendente de Planejamento ressalta as etapas de elaboração do Planejamento. “Este documento é a representação de um trabalho conjunto que envolveu colaboradores de diferentes áreas técnicas do Instituto e que desempenham as mais diversas atividades, desde os setores mais técnicos, aos assistenciais e em funções de chefia, assessoramento e de gestão”, explica Mariani. O superintendente ressalta a importância da inclusão dos colaboradores em todas as fases de constituição do Planejamento, considerada inédita pelo formato adotado. “Temos um corpo profissional técnico extremamente qualificado, que com comprometimento e seriedade atuou de forma a contemplar as contribuições feitas de forma coletiva, por meio de ampla discussão, que resultou em muitas reflexões sobre a importância do papel de cada colaborador para o êxito das nossas ações”, acrescenta.
A apresentação também destacou as ações voltadas aos processos de melhoria contínua, a exemplo da aplicação da governança clínica, e de planos de ação voltados à auditoria clínica; ao gerenciamento de risco; efetividade e eficiência clínica; comunicação assistencial; responsabilidade e transparência; gestão de pessoas, pesquisa operacional. O diretor-presidente do IgesDF aproveitou a ocasião para apresentar o superintendente de Qualidade de Melhoria de Processos, Clayton Sousa de Lima, que conduzirá a Superintendência criada para auxiliar a coordenação de iniciativas que visem à qualidade e processos de melhoria contínua nas unidades administradas pelo IgesDF.
Planejamento Estratégico 2024-2027
Previsto no Contrato de Gestão Nº 001/2018-SES/DF, o Planejamento Estratégico deve apresentar as estratégias para a prestação de assistência médica, de excelência e gratuita, a todos os níveis da população, e desenvolvimento de atividades educacionais e de pesquisa no campo da saúde.
Para a elaboração do documento Planejamento Estratégico 2024-2027, o IgesDF promoveu, ao longo de 2022 e 2023, três workshops, seis oficinas de capacitação, oito reuniões de alinhamento, além de constituir Grupo de Trabalho que possibilitou a atuação conjunta e o envolvimento das áreas assistenciais e administrativas, de modo a identificar as melhorias a serem implementadas, em conformidade com a missão do IgesDF e de acordo com o Planejamento Estratégico da SES/DF.