A Coordenação de Transparência e Ouvidoria juntamente com o Núcleo de Ouvidoria das UPAs realizaram uma série de visitas técnicas às equipes de enfermagem, médicos e multiprofissionais de dez Unidades de Pronto Atendimento do Distrito Federal.
O objetivo era a apresentação de ações da Ouvidoria e a discussão de maneiras de aprimorar o fluxo e as respostas junto às unidades e aos manifestantes. Segundo o coordenador de Transparência e Ouvidoria do IgesDF, Leonardo Maciel, “esse evento se mostra uma grande oportunidade para se aproximar dos setores para que haja alinhamento de fluxos e processos de trabalho. Quando isso acontece, o cidadão é o maior beneficiado”.
Na sexta-feira (15/03) foi a vez das unidades de Ceilândia I e II receberem os encontros. Cada reunião contou com a presença dos gestores e coordenadores da unidade, bem como dos coordenadores das equipes. Durante o bate-papo foi reforçada a importância e o funcionamento de todo o processo de transparência implementado pelo IgesDF.
O Portal da Transparência foi apresentado, bem como todas as suas áreas de acesso, como gastos, demonstrativos, informações gerenciais, etc. Também houve um momento reservado para reforçar a informação de como os gestores podem usar a ferramenta para facilitar o seu trabalho.
Ouvidoria e o bom uso do ParticipaDF
Outro momento da ação envolveu informações sobre o papel da Ouvidoria. “Por meio das nossas atividades, buscamos melhorar a vida das pessoas, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados”, explicou Luciana Parente, chefe de núcleo das Ouvidorias das UPAs. “O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre as normas e a humanização, sempre buscando vocalizar os anseios do cidadão perante a Instituição e o Estado”, completou.
Foi reforçado que é necessário compreender prazos, métodos e procedimentos relacionados à Ouvidoria e entender os processos que envolvem a Lei de Acesso à Informação. “Nosso papel é aumentar a satisfação do cidadão e demonstrar às unidades envolvidas que somos um elo importante nesse processo”, explicou Luciana.
Segundo Luciana, “ao ouvir e traduzir as demandas dos serviços prestados à sociedade para os gestores, possibilitamos que as instituições avaliem seus processos de trabalho, corrijam problemas apresentados e aprimorem seus serviços”.
Outra preocupação da Ouvidoria envolve a humanização do atendimento. “Nosso foco está nas interações interpessoais entre colaboradores e cidadãos, buscando sempre uma relação colaborativa entre todas as partes envolvidas no atendimento ao cidadão”, finalizou Luciana.
João Batista de Oliveira, gerente de Acompanhamento de Ouvidoria da Secretaria de Saúde, foi convidado para participar do evento. Segundo ele, “iniciativas como essa melhoram muito os indicadores das ouvidorias da Secretaria de Saúde como um todo. Temos percebido, através do Painel de Ouvidoria, que os indicadores do IgesDF têm melhorado significativamente”.
Ainda de acordo com ele, “os números mostram que ações como essa dão resultado, aproximam os colaboradores da ouvidoria com os colaboradores que estão na linha de frente. Essa relação é muito rica e eu espero que a coordenação continue com esse trabalho, colhendo muitos frutos”.
O cronograma da ação envolveu visita às UPAs do Núcleo Bandeirante e de Vicente Pires no dia 11/03, as de Samambaia e do Riacho Fundo II no dia 12/03, Recanto das Emas e Gama no dia 13/03, Paranoá e São Sebastião no dia 14/03 e as duas unidades de Ceilândia no dia 15/03. No dia 19 estão programadas as visitas às UPAs de Sobradinho e Planaltina. O ciclo de palestras está previsto para encerrar no dia 20 com a visita à unidade de Brazlândia.