Celebrado em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a relevância da saúde bucal e promover hábitos que contribuam para um sorriso mais saudável.
A saúde bucal está intrinsecamente ligada à saúde geral. Dentes saudáveis desempenham um papel fundamental na nutrição, garantindo uma boa mastigação e facilitando a digestão e a absorção de nutrientes; um sorriso bonito também está ligado ao nosso bem-estar emocional. Além disso, já está comprovada a conexão entre a saúde bucal e doenças sistêmicas, como doenças cardíacas e diabetes.
Crédito: Alessandro Praciano
Para manter uma boa saúde bucal, é essencial seguir algumas práticas simples como, escovar os dentes regularmente; usar fio dental, visitar o dentista regularmente; evitar alimentos açucarados e cigarro.
Atualmente, o serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) é referência no Distrito Federal e conta com sete especialidades:
● Endodontia (tratamento de canal);
● Periodontia (trata as doenças gengivais);
● Radiologia (exames de imagem e laudos);
● Cirurgia bucomaxilofacial (tratamento dos casos mais complexos de tumores benignos, remoção de dentes inclusos);
● Estomatologia (atua no diagnóstico de lesões da cavidade bucal e prevenção do câncer de boca);
● Disfunção temporomandibular (trata os problemas das articulações da mandíbula);
● Atendimento PCD (atendimento à pessoa com deficiência que não consegue ser tratada no ambulatório, sendo o HRSM a maior referência no Distrito Federal para esse perfil).
Para ter acesso aos serviços de saúde bucal, o interessado deve procurar atendimento primeiro nas unidades básicas de saúde (UBSs), antigos centros e postos de saúde, que encaminham para as especialidades por meio do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde.
O pronto-socorro de serviços odontológicos funciona no Hospital Regional de Santa Maria de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os atendimentos são estritamente voltados a casos graves, como traumas de face e abscessos que não podem ser resolvidos na atenção primária.