O Dia Mundial do Rim é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março. Em 2023, a data foi comemorada em 9 de março. A campanha incentiva a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças relacionadas aos rins.
A doença renal crônica afeta uma em cada dez pessoas no mundo. Nos casos mais graves, ela pode evoluir para estágios que necessitem de tratamentos como transplante renal ou diálise. Melhor do que tratar é prevenir. E, no caso de algum problema, o diagnóstico precoce é fundamental.
Durante a comemoração pela data, no Hospital de Base, houve medição de pressão e de glicemia, além de distribuição de frutas e água. E muita conscientização. “Especialmente para que os pacientes sempre peçam exame de dosagem de creatinina quando fizerem exames de rotina e no caso de pacientes que fazem algum tipo de acompanhamento médico”, detalha a chefe da Unidade de Nefrologia do Hospital de Base, Christiane Gico.
Durante a comemoração pelo Dia Mundial do Rim, o mundo inteiro se volta para o tema, com a disseminação de muitas mensagens com informações e orientações. “A doença renal crônica é uma pandemia e temos de combater com consciência, mudança de estilo de vida e detecção precoce”, ressalta a médica.
Previna-se!
– Beba água;
– Não tome anti-inflamatório sem orientação médica;
– Pratique exercícios físicos;
– Tome cuidado com o excesso de peso;
– Faça o controle da pressão arterial, do colesterol e da glicose;
– Não abuse no consumo de bebidas alcoólicas;
– Não deixe de tratar infecções urinárias;
– Evite fumar;
– Cuide da sua saúde bucal;
– Evite comer carambola.
Fique atento no caso de aparecimento desses sintomas:
– Fraqueza constante;
– Náuseas e vômitos frequentes;
– Queimação ou dor quando urina;
– Vontade de urinar muitas vezes, principalmente à noite;
– Urina com aspecto sanguinolento (que apresenta ou contém excesso de sangue);
– Urina com muita espuma;
– Dor lombar, que não piora com movimentos;
– Histórico de pedras nos rins.