Nesta quinta-feira (15), os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) tiveram a oportunidade de debater diversas ações de melhorias no fluxo de trabalho e no atendimento ao cidadão com a vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Mariela Souza de Jesus. A ação faz parte do projeto Em Pauta, uma iniciativa que tem como objetivo de ouvir profissionais que atuam nas unidades e adotar soluções.
Essa é a nona edição do projeto que já passou pelas seis unidades de pronto atendimento e pelo Hospital de Base, além da Central de Armazenamento do IGESDF no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Em Santa Maria, que contou com todas as medidas de prevenção à covid-19, participaram diversos colaboradores das áreas de Recursos Humanos (RH), Diretoria Clínica, Pronto Socorro, entre outros setores. Um deles foi o assistente administrativo do Pronto Socorro Covid-19, Yuri Fonseca, 26 anos. Para ele, a oportunidade de conversar com a vice-presidência permitiu sanar dúvidas e ouvir sugestões para melhorias no nosso setor.
Ele falou também sobre a importância de ampliar ainda mais a divulgação dos cursos oferecidos pelo IGESDF na plataforma de Ensino a Distância (EAD). “É uma plataforma com excelentes cursos, que precisa ser mais difundida e incentivada para os colaboradores”, opinou o funcionário, que já participou de cursos na ferramenta voltados para temas da covid-19.
Elenice Ribeiro, de 48 anos, que trabalha como assistente administrativa no Pronto Socorro, também saiu satisfeita do encontro. “Expor as necessidades do setor para que a diretoria tenha conhecimento é fundamental para as mudanças. Ter a oportunidade de falar é muito importante”, apontou. Ela frisou a importância da fiscalização sobre os riscos que os colaboradores correm durante o serviço e a discussão sobre a insalubridade no trabalho.
Além desses temas, os participantes trataram de assuntos como melhorias administrativas durante a admissão dos colaboradores, aperfeiçoamento da comunicação interna e sobre a necessidade de transparência em assuntos de recursos humanos.
“Agradeço a oportunidade de vocês compartilharem a realidade de vocês nesse ciclo, que permite a diretoria se aproximar e ouvir de perto a realidade dos colaboradores, para de buscar melhorias no ambiente de trabalho”, destacou a vice-presidente ao final do evento.
Em Pauta
O projeto “Em Pauta” é uma das ações do programa Reconhecer, desenvolvido pela diretoria do IGESDF com foco na valorização dos colaboradores. Nas rodas de conversa, o objetivo é aproximar a diretoria dos colaboradores da instituição. Ao fim de cada encontro, a diretoria apresenta aos demais setores do instituto os pontos destacados pelos colaboradores para elaboração de propostas e avaliação das sugestões apresentadas.
A próxima unidade a receber o projeto até o final do ano é o edifício PO 700. Depois, o projeto deve retornar às unidades já visitadas.
Ao fim dos encontros a diretoria vai realizar uma busca ativa sobre os pontos destacados pelos colaboradores para elaboração de propostas e avaliação das sugestões apresentadas.