Anualmente, a Associação das Embaixatrizes Asiáticas e da Oceania realiza doações para o Serviço de Auxílio ao Voluntariado (SAV), uma das instituições que atua no Hospital de Base. Na tarde desta segunda-feira (12), foram doadas seis cadeiras de rodas, duas muletas, além de roupas de cama.
Presidente do IgesDF, instituto que gere o Hospital de Base, Mariela Souza de Jesus esteve presente para agradecer a doação. “Agradecemos imensamente a esses voluntários que doam seu tempo e seu amor a pessoas que não conhecem”, afirmou Mariela, ao destacar a importância das doações, especialmente para pacientes carentes e que não têm família. “Temos vários pacientes que necessitam desses equipamentos para receber alta hospitalar. É uma ação que ajuda o paciente e nos permite dar alta de forma segura, sabendo que a pessoa terá o item adequado para sua reabilitação”, acrescentou Nicolay Kirkov, superintendente do Hospital de Base.
Davidyson Damasceno/IgesDF
Estavam presentes na entrega embaixatrizes da Indonésia, Paquistão, Tailândia, Singapura, Japão, Vietnã, Miamar e Índia. Patricia Matsumoto, que faz parte da associação e é uma das organizadoras da iniciativa, explica que as embaixatrizes se reúnem todos os meses e arrecadam dinheiro com ações ao longo do ano. “Compramos sempre os itens mais demandados. Desta vez, além das cadeiras de rodas e muletas, trouxemos roupas, calçados e itens de higiene. Num momento como o Natal, este gesto tem um significado ainda maior”, acredita Patrícia. “Esses países hoje representados pelas embaixatrizes têm como marca a solidariedade e cuidado com o próximo”, ressaltou.
Regina Fernandes também é membro da Associação das Embaixatrizes Asiáticas e da Oceania. “Buscamos trazer as doações para o SAV todos os anos, uma ajuda que sabemos que chega a quem realmente precisa”, afirmou.
Presidente do SAV, Andréia Fortaleza Vasconcelos ressaltou a importância da parceria. “É uma ação que se repete anualmente e demonstra a seriedade do nosso trabalho”, acredita. “Além do ato de solidariedade, estamos ajudando do ponto de vista clínico, ao doar remédios, equipamentos e itens que o paciente precisa para ter alta de forma segura. O trabalho da sociedade e das instituições voluntárias é muito importantes para o Hospital de Base”, afirma a presidente da instituição.
O SAV é uma das quatro instituições que presta serviço voluntário no Hospital de Base. E está presente na unidade há 57 anos.
Confira o vídeo e a galeria:
Alessandro Praciano/IgesDF
Davidyson Damasceno/IgesDF