Para conscientizar toda a equipe do Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) sobre a importância da Higienização das Mãos no combate às infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), desde a última semana, a chefia de Enfermagem do setor tem realizado atividades lúdicas e interativas com os seus colaboradores para abordar o tema.
“A higienização das mãos é o meio mais eficaz e menos custoso de prevenir infecções, garantindo qualidade de vida e bem-estar tanto para o profissional quanto para o paciente. A lavagem das mãos com sabão e água e o álcool em gel, quando praticadas/usados corretamente, são altamente eficazes para prevenir a disseminação de doenças e manter a saúde e a segurança do indivíduo”, explica a chefe de Enfermagem do Centro Obstétrico do HRSM, Lívia De Pieri.
Segundo ela, a lavagem das mãos é um ato especialmente crítico em ambientes de saúde, principalmente para se evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), mas é igualmente importante em nosso cotidiano.
Para conscientizar as equipes, foi feita a simulação da lavagem correta em todas as etapas. Foi colocada uma caixa chamada “Black Box” que permitia que fossem vistos os locais que ainda estavam com microrganismos, ou seja, que não foram bem higienizados e por fim, um “quiz” de perguntas e respostas sobre o tema. Quem acertasse ganhava um picolé.
“Não podemos nos descuidar da higienização das mãos, pois é uma medida tão simples e tão eficaz para evitar as infecções, principalmente aqui no Centro Obstétrico, onde lidamos com recém-nascidos o tempo inteiro”, destaca Lívia.
As mãos são as estruturas anatômicas mais usadas no contato direto, sendo assim, enquadra-se como o principal veículo de transmissão de patógenos, retratando o elo entre paciente, profissional e ambiente. O rompimento desse elo de transmissão ocasiona infecções, com isso, necessita-se da adesão de normas básicas de assepsia, sendo a de maior peso a higienização adequada das mãos.