Cliques repletos de fofura, que arrancam suspiros de quem vê. Foi assim o ensaio de Páscoa dos recém-nascidos, com apenas poucas horas de vida, que estavam no Centro Obstétrico (CO) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) na tarde desta quarta-feira (2).

Airton Saraiva, de 30 anos, pai do pequeno Benício, de apenas um dia de vida, estava emocionado com as fotos e ficou muito feliz com o ensaio. “Eu não esperava essas fotos e achei ótimo, ficaram lindas. Isso é legal porque guardamos uma recordação alegre do hospital e do nascimento dele”, afirma.
Anna Liz, que nasceu na manhã desta quarta-feira (2), estava super tranquila durante os cliques realizados pela equipe e nem parecia que havia nascido há poucas horas. A mamãe de primeira viagem, Ana Carolina Cabral, de 20 anos, ficou encantada. “Deixa minha bebê brilhar, este é o momento dela. Eu amei essas fotos e estou muito apaixonada. Que trabalho mais lindo e acolhedor com a gente”, avalia.
O ensaio foi organizado pela equipe do Centro Obstétrico, que, geralmente, se reúne financeiramente e compra os itens necessários para cada temática. “Começamos a fazer esses ensaios em 2023 com o intuito de deixar esse momento registrado positivamente para os pais, pois eles ficam bastante felizes e gratos. Muitas vezes, não possuem condições financeiras de fazer um ensaio temático fora. Além disso, acontece de a gestação ser muito atribulada e o parto tão difícil, então quando os pais visualizam o bebê bem, numa pose, fica com o coração tranquilo de que deu tudo certo”, explica a técnica de enfermagem e idealizadora dos ensaios, Keyssiane Vieira.

A colega de trabalho, também técnica de enfermagem, Maria Simária Dantas, abraçou a ideia e participa da organização e montagem dos cenários e dos bebês para as fotos. “Eu acho gratificante fazer esses ensaios dos recém-nascidos. A gente sempre faz vaquinha com a equipe, traz coisas de casa, coloca a mão na massa para dar certo e ver a felicidade dessas mães e pais. Eu adoro participar.”
Agora, para ajudar nos ensaios, a irmã de Maria Simária, Ana Haag, proprietária da empresa de decoração e buffet Na Festa, vai ajudar com o cenário dos ensaios e a decoração. “Eu acho gratificante poder participar de um trabalho tão lindo como este e acredito que a solidariedade só contribui ainda mais para a iniciativa das meninas. Acho gratificante ver a felicidade destes pais”, afirma.

Humanização no atendimento
Para a chefe de Enfermagem do Centro Obstétrico do HRSM, Ariodene Carvalho, a fotografia tem um poder único de captar emoções, momentos e detalhes que falam diretamente ao coração, trazendo conexão e fortalecendo a empatia.
“O olhar humanizado da equipe do CO faz todo o momento do nascimento ser único e especial. O ensaio fotográfico dos recém-nascidos na humanização do atendimento às nossas pacientes desempenha um papel importante ao trazer um toque pessoal e emocional que ajuda a criar uma conexão mais profunda entre os profissionais da equipe de enfermagem e as pacientes do Centro Obstétrico do HRSM”, conclui.