A equipe de Farmácia Clínica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) participou com destaque da 1ª Jornada de Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico organizada no início de agosto pela Secretaria de Saúde do DF. O evento, que aconteceu no Auditório da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) entre os dias 7 e 9 de agosto, contou com representantes farmacêuticos clínicos de todos os hospitais que prestam atendimento ao público.
O serviço de Farmácia Clínica do Hospital de Base obteve aprovação para apresentação de quatro trabalhos durante o evento, tendo sido dois na modalidade pôster e outros dois na modalidade apresentação oral.
Um dos trabalhos apresentados em formato de pôster teve como tema “Definindo e gerenciando serviços farmacêuticos: a experiência de gestão em um hospital público do Distrito Federal”, apresentado por Nathalia Lobão e Thaís Soares.
Outro pôster exposto tinha o tema “Implementação de dosagem sérica de Vancomicina em um serviço de terapia intensiva de um hospital público de alta complexidade” de Thaís Soares e Ana Júlia Barbosa.
Já nos trabalhos orais apresentados, o serviço do HBDF discorreu sobre dois temas, sendo que um deles foi premiado com a terceira colocação na modalidade com o título “Desenvolvimento de um instrumento para classificação e padronização de intervenções realizadas por farmacêuticos clínicos”, por Ana Júlia Barbosa, Nathalia Lobão, Thaís Soares e Emily Feijó. O segundo trabalho oral apresentado foi “O papel do farmacêutico clínico no acompanhamento do paciente com Fibrose Cística” de Joyce Affonso, Maria Luiz e Mariana Morais.
A chefe do serviço de Farmácia Clínica do HBDF, Thais Soares, reforça a importância da área. “Desde sua implementação em 2015, o Hospital tem sido um farol de referência para a prática da farmácia clínica, não só entre os hospitais públicos do DF, mas também entre os hospitais privados. Seu amadurecimento ao longo dos anos, aliado ao reconhecimento obtido, o torna um local de excelência para benchmarking e troca de experiências”, lembrou Thais.
Ainda de acordo com ela, “a participação nesta jornada reforça o papel pioneiro do serviço, mas também destaca a liderança do Hospital de Base na promoção da farmácia clínica como uma prática essencial para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde”.