A gerência de Patrimônio do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) se uniu à gerência de Manutenção para realizarem um trabalho envolvendo a reforma completa de 156 poltronas usadas para medicação de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento do DF. Foram substituídos os antigos forros que se encontravam danificados e foram trocados os estofamentos. Agora elas possuem material mais resistente e confortável para os pacientes.
Nesta segunda-feira (08) foram entregues mais 16 poltronas reformadas na Unidade de Pronto Atendimento de Samambaia. A equipe de Patrimônio aproveitou a oportunidade para recolher mais 16 poltronas que necessitavam de reforma. “Esse material é catalogado e registrado no sistema com rastreabilidade, para dessa forma seja possível acompanhar onde elas estão e o estado de conservação”, garantiu o Gerente de Patrimônio, André Torres.
A gerente da UPA de Samambaia, Regilane Fonseca, celebrou a troca das poltronas e destacou que a ação ajuda a trazer mais dignidade ao usuário da unidade. “Queria agradecer a todos os envolvidos pois isso tem impactado de forma muito positiva aqui na UPA”, disse.
A Gerência de Patrimônio do IgesDF foi criada em novembro de 2023, com o objetivo de catalogar e resolver questões que envolvessem bens sem utilidade das unidades gerenciadas pelo Instituto como o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Cidade do Sol e as 13 UPAs.
Utilizando da nova ferramenta GLPI, os gestores das unidades podem solicitar à Gerência de Patrimônio, o recolhimento de bens que apresentam defeito para que sejam reparados pela oficina ou até mesmo substituídos. “A equipe de Manutenção vai até a unidade, faz o recolhimento e avalia se há possibilidade de reparação. Precisamos incentivar os nossos colaboradores a utilizarem e conhecerem a plataforma”, lembrou André.
Na Gerência de Manutenção, os equipamentos que podem ser reformados entram em uma fila de prioridades e urgências e são realizados os procedimentos necessários. Além da reforma recente dessas poltronas, estão em levantamento reformas de longarinas, cadeira de rodas, suportes de soro, escadas dois degraus, entre outros.
Para o próximo trimestre estão previstas a reforma e a entrega de mais 300 poltronas do mesmo tipo para o Hospital de Base e para o Hospital Regional de Santa Maria.
“Estamos reformando dois berços hospitalares que serão enviados para a UPA de Sobradinho que deve começar a realizar atendimento pediátrico em breve”, disse o assessor da Gerência Geral de Logística e responsável pelas manutenções, Rogério Souza.
Mutirão de recolhimento
No primeiro semestre de 2024 a recém-criada Gerência de Patrimônio fez um mutirão de recolhimento dos bens inservíveis, que são aqueles que não possuem mais utilidade para a Administração Pública e que devem ser leiloados. Todos os itens foram avaliados pela equipe de manutenção antes de serem considerados inutilizáveis.
Mais de duas mil peças foram recolhidas para o depósito de bens do Governo do Distrito Federal, no Setor de Indústria e Abastecimento. Dentre os itens recolhidos, encontravam-se mobiliários como cadeiras, camas, armários e macas; itens de engenharia clínica; itens de informática, dentre outros.
Após contato com a Diretoria de Patrimônio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, ficou acertado agendamento para o segundo semestre da devolução de outros bens sem utilidade que ainda se encontram localizados nos hospitais geridos pelo Instituto. O pátio de recolhimento encontra-se no momento fechado com sua capacidade máxima para leilão dos itens.