Nesta quarta-feira, 28 de agosto, das 8h às 12h, os gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) participaram de um workshop sobre comunicação. O treinamento aconteceu no auditório do Hospital de Base (HBDF) e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF).
Conduzido por Mendes Silva, diretor pedagógico da Vox2you Brasília e especialista em inteligência emocional, com mais de 20 anos de experiência em comunicação e desenvolvimento comportamental. Os participantes puderam aprimorar suas habilidades em diversos aspectos da comunicação, incluindo:
- Comunicação de Líder: Estratégias para uma liderança comunicativa e eficaz.
- Preparação e Cuidados com a Voz: Técnicas para manter a saúde vocal antes e após apresentações.
- Confiança e Comunicação Não Verbal: Métodos para expressar segurança e confiança através da comunicação não verbal.
- Evitar Vícios de Linguagem: Dicas para manter uma fala fluente e com boa dicção.
- Comunicação Assertiva e Empática: Abordagens para conquistar e engajar o público com uma comunicação assertiva e empática.
Hamilton Xavier, gerente da UPA de Sobradinho, acredita que o investimento no desenvolvimento de lideranças é fundamental para promover mudanças dentro da organização. Ele vê o programa como uma oportunidade essencial para capacitar os gestores e fortalecer diversas áreas do Instituto.
“Acredito que, quando a empresa investe no aperfeiçoamento dos seus gestores, ela está mirando em mudanças significativas. Ela quer sair da caixa, fazer diferente, ser sustentável. Por isso, esse curso de desenvolvimento de lideranças é um passo importantíssimo para esse processo, pela sua transversalidade e abrangência, que vão desde o desenvolvimento de uma boa comunicação e outras competências, como o trabalho em equipe, tipos de feedback, atuação no gerenciamento de conflitos e no desenvolvimento da governança clínica,” destacou Hamilton.
Segundo Tatiane Marra, chefe do Núcleo de Gestão de Desempenho, a proposta do programa é desenvolver nos gestores habilidades técnicas e comportamentais para serem aplicadas no dia a dia para melhoria dos serviços prestados pelos colaboradores do IgesDF. “ Esperamos melhorar a eficácia da liderança nas Unidades promovendo uma comunicação mais clara e eficiente e, consequentemente, aprimorando a gestão.”