O Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer – MAC, um dos grupos de voluntários que que atuam no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) apoia e participa no próximo dia 6, no Congresso Nacional, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Pré e Pós Transplantadas e de Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos. Essa iniciativa é do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que visita nesta quinta-feira, dia 1º o Hospital de Base
Desde 1992, o MAC no Hospital de Base atende pacientes de quimioterapia e radioterapia e com leucemia. De segunda a sexta-feira, os voluntários desses grupo fornecem aos usuários café da manhã e lanche da tarde fornecidos pelos voluntários. Também são entregues kits de higiene e cestas básicas às famílias de pacientes cadastrados.
Outra atividade do MAC é fazer doações de passagens de ônibus, principalmente a pacientes de Goiás, para que o valor da passagem não interfira no orçamento da família nem impeça o tratamento.
Assistência aos serviços de saúde
Composta por 11 parlamentares, a Frente Parlamentar foi criada este ano tem como foco discutir, defender e apresentar propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento durante toda a assistência aos serviços de saúde para os pacientes oncológicos e as pessoas que necessitam de transplante de órgãos ou tecidos.
Também visa traçar caminhos para a fiscalização do executivo mediante o assunto e as legislações vigentes. Realizar o debate acerca do tema de forma a permitir que possamos oferecer um serviço público mais eficiente e que atenda os anseios desta parcela da sociedade.
A Frente Parlamentar atuará com a apresentação de temáticas e projetos, com a realização de seminários, audiências públicas, palestras, conferências e outras atividades afins que poderão contar com a contribuição de especialistas da área e representantes de órgãos do governo e da sociedade civil organizada,