
Para reconhecer a importância dos profissionais que atuam na mobilidade dos pacientes dentro do hospital, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) promoveu uma comemoração singela pelo Dia do Maqueiro Hospitalar, celebrado em 18 de março. Embora a data tenha passado, a homenagem aconteceu no final do mês, garantindo que a ocasião não fosse esquecida.
A celebração foi organizada pelo Núcleo de Mobilidade (NUMOB), setor responsável pelo transporte interno dos pacientes, e contou com um lanche oferecido pela chefe do setor, Hermina Rosa. “O lanche foi para celebrar a data e em agradecimento ao trabalho deles, que é de extrema importância para mover esse gigante. Coisa simples, mas feita com carinho”, destacou Hermina.
O papel essencial dos maqueiros

Atualmente, o HBDF conta com 103 maqueiros, profissionais que realizam, em média, 7 a 8 mil transportes de pacientes por mês. Apenas no mês de fevereiro, foram registrados 7.584 transportes dentro da unidade.
Os maqueiros desempenham um papel fundamental no funcionamento do hospital, garantindo que os pacientes sejam transportados com segurança e conforto entre leitos, exames, centro cirúrgico e demais setores. “Precisamos reconhecer o trabalho deles, são o sangue do hospital, porque estamos em todos os lugares e, se a gente parar, o hospital não anda”, enfatizou Hermina.
O momento do lanche, que teve cachorro-quente e refrigerante, ajudou para que os colaboradores celebrassem juntos a data.
