
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) recebeu, na quarta-feira (30/04), novas camas hospitalares modernas e elétricas para equipar tanto o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), quanto o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A compra foi possível graças à destinação de verba por meio de emenda parlamentar da Senadora Leila Barros.
Foram destinadas duas verbas para a compra de camas hospitalares mais modernas. A primeira no valor de R$1.274.140,00 (70 camas) e a outra no valor de R$887.920,00 (40 camas). Até o momento, já foram entregues 70 camas no Hospital de Base e 14 no Hospital Regional de Santa Maria. De acordo com a chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Mariana Diniz, a previsão da entrega do restante das camas é até a próxima semana.
“Os Hospitais de Base e Regional de Santa Maria desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de saúde à comunidade do DF e entorno e essa verba foi destinada tendo em vista a relevância dos hospitais na região e na sua capacidade de utilizar os recursos de forma eficiente a fim de executar as políticas nacionais de saúde”, disse Mariana.
Ainda de acordo com Mariana, quando parlamentares destinam recursos por meio de emendas, eles podem apoiar a aquisição de equipamentos, a construção de novas unidades ou a ampliação de serviços. “Isso beneficia diretamente os pacientes e a comunidade. Essa colaboração fortalece o sistema de saúde, tornando-o mais eficiente e acessível para todos”, completou.

De acordo com o Superintendente do Hospital de Base, Dr. Guilherme Porfírio, as novas camas vão beneficiar tanto pacientes quanto a equipe assistencial. “Por serem camas hospitalares elétricas, será possível atender de uma forma melhor os pacientes mais graves, que possuem pouca mobilidade e que necessitam ser trocados de posição a cada duas horas. A tecnologia das camas permite uma maior facilidade nessas tarefas”, afirmou.
Ainda de acordo com o Dr. Guilherme, os novos equipamentos serão utilizados nas enfermarias, nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e Centro Cirúrgico. Elas vão substituir equipamentos com tecnologia defasada. “Ainda vamos definir o que fazer com as camas antigas. As que estiverem em condições de uso, poderão ser realocadas para outras unidades geridas pelo Instituto, como as Unidades de Pronto Atendimento”, explicou.

As novas camas hospitalares, antes de serem alocadas no HBDF, vão passar por uma análise pela empresa fabricante para garantir o seu correto funcionamento. “Dessa maneira, garantimos que nenhuma tenha problema de fabricação e mantemos a garantia em caso de necessidade de manutenção”, concluiu Guilherme. A empresa já foi convocada para realizar a inspeção, o que deve acontecer nas próximas semanas.
Eliane Abreu, superintendente do Hospital Regional de Santa Maria, afirmou que as novas camas chegam como um excelente reforço para a assistência. “Ter a oportunidade de substituir equipamentos em obsolescência é garantir assistência digna e segura ao paciente, segurança também ao time assistencial, seja melhorando as entregas, otimizando tempo e garantindo melhorias no processo de trabalho”, afirma. Segundo Eliane, “o Instituto e o HRSM têm trabalhado incansavelmente para entregar eficiência em todas as linhas de cuidado e aos profissionais que fazem a assistência acontecer.”