Criado em 2019, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) administra o Hospital de Base (HB), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. Ao todo, são 15 unidades de saúde, cada uma com suas funções, que se dividem em atendimento de alta complexidade, emergência e urgência. “O compromisso do IgesDF em aprimorar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do SUS em nossas 15 unidades é constante, hoje priorizamos pelo melhor atendimento, humanização e agilidade”, afirma a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus.
O Hospital de Base, maior unidade de atendimento à saúde pública do Distrito Federal, tem como missão prestar assistência integral e humanizada em serviços de saúde de alta complexidade. A unidade conta com 634 leitos, divididos nos seguintes setores: pronto-socorro, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assistência multidisciplinar, serviços de apoio e diagnóstico e terapêutico, psiquiatria e ambulatório. Com mais de seis décadas de atuação, é referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de alta complexidade, em politraumas, emergências e cirurgias cardiovasculares, transplantes, neurocirurgia, oncologia, oftalmologia, ortopedia e reumatologia.
Em 2022, entre janeiro e novembro, foram feitos no HBDF 290.308 procedimentos, sendo 216.975 consultas médicas em atenção especializada e 73.333 consultas de profissionais de nível superior na atenção especializada (exceto médicos), obtendo uma média de 6.392 procedimentos mensais – sendo 75% de consultas médicas em atenção especializada e 25% de consultas de profissionais de nível superior na atenção especializada.
Além dos resultados obtidos no hospital, outras entregas também merecem ser comemoradas. Em outubro do ano passado, a unidade de Oncologia do HB foi entregue completamente reformada para os pacientes e profissionais do 10º andar. A reforma durou oito meses e a unidade recebeu pintura nas paredes, reforma nos banheiros, troca de pisos, balcões, portas, janelas, armários e refrigeradores, além de melhorias na estrutura usada pelos colaboradores, como copas e dormitórios. Também foram instalados televisores nos quartos dos pacientes.
O investimento na reforma foi de menos de R$ 1 milhão, recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Roosevelt Vilela, destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, uma das quatro entidades voluntárias que atuam no Hospital de Base, promovendo ações e doações para dar mais conforto aos pacientes e seus familiares.
O HRSM, chamado carinhosamente de “Santinha”, conta com 391 leitos hospitalares ativos, sendo 13 de Boxes/sala vermelha, 38 leitos de Observação, 17 leitos no Centro Obstétrico, 263 leitos de Enfermaria, 40 leitos de UTI Adulto e 20 leitos de UTI Neonatal. O hospital, que tem como missão o atendimento de excelência, de forma humanizada e eficiente, atende uma população estimada de um milhão de habitantes, pela sua localização que se torna a principal referência da região e do Entorno Sul do DF.
Entre janeiro e novembro de 2022, foram realizados 89.330 procedimentos, somadas as consultas médicas e não médicas em atenção especializada. Referência em partos de alto risco, o HRSM conta com Maternidade e UTI Neonatal. No centro obstétrico foram realizados 3.721 partos em 2022. Já na UTI Neonatal, foram 24.066 procedimentos, somados os de fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social. Ao longo do ano, o Ambulatório do HRSM totalizou 30.125 procedimentos e a especialidade de Ortopedia registrou o maior número: 9.612.
Em relação aos atendimentos de urgência realizados pelo HRSM, no primeiro semestre o Pronto Socorro Adulto totalizou 27.370 procedimentos. Foram ainda 12.971 atendimentos do Pronto Socorro Pediátrico e 9.730 no Pronto Socorro do Centro Obstétrico. No segundo semestre de 2022, houve um aumento no número de atendimentos. O Pronto Socorro Adulto registrou 31.307 atendimentos. Foram realizados ainda 17.121 atendimentos no Pronto Socorro Pediátrico e 11.766 no Pronto Socorro do Centro Obstétrico. Quanto aos exames laboratoriais, foram realizados 790.520 em todas as especialidades do HRSM.
Urgência e emergência
Enquanto os hospitais geridos pelo IgesDF realizam atendimento de alta complexidade, as UPAs atendem os casos de emergência e urgência e estão ligadas diretamente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os atendimentos funcionam 24h, sete dias por semana. Entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, o Instituto inaugurou sete novas UPAs, aumentando de seis para 13 o número de unidades existentes no DF. Elas estão localizadas em Brazlândia, Ceilândia, Ceilândia II, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Vicente Pires.
Os casos atendidos pelas UPAs são: parada cardiorrespiratória, dor cardíaca, falta de ar, convulsão, vômitos ou diarreias constantes, vômitos com sangue, dor abdominal de moderada a grave, rigidez na nuca, queda súbita de pressão arterial, dor aguda, alergia severa, envenenamento e tentativa de suicídio.
Em sua estrutura de atendimento, cada UPA possui salas verde, amarela e vermelha, além de sala de classificação de risco e consultórios.
No período de janeiro a novembro de 2022, foram realizados 923.865 atendimentos nas UPAs, sendo 490.573 atendimentos médicos em Unidade de Pronto Atendimento e 433.292 atendimentos de urgência com observação até 24h em atenção especializada. Portanto, ao todo, as 13 UPAs obtiveram uma média de 83.988 atendimentos mensais – o que corresponde a 53% atendimentos médicos em Unidade de Pronto Atendimento e 47% de atendimentos de urgência com observação até 24h em atenção especializada.
Para consultar todas as informações do HB, do HRSM e das UPAs, acesse o link: https://igesdf.org.br/unidades/