Em uma iniciativa da Gerência de Atenção Multiprofissional (GEAMU), o Hospital de Base de Distrito Federal (HBDF) recebeu, na quinta-feira (29), a I Jornada Integrativa de Nutrição e Psicologia. Coordenado pela chefe do serviço de Nutrição Dietética, Talitha Elcana, e pela chefe do serviço de Psicologia, Rafaella Rangel, o evento contou com a participação de profissionais da área, residentes e estagiários.
Em sua abertura, o evento teve a presença do superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, a gerente geral de Assistência do HBDF, Adriana Gonçalves e da gerente de Atenção Multiprofissional, Niedja Bartira. Em sua fala, Porfírio exaltou a iniciativa e expressou o apoio que a gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) dá a eventos como esse.
A Jornada foi dividida em dois momentos: pela manhã, a Mesa com o tema “Transtornos Alimentares: Uma Visão Multiprofissional” ministrado pela psicóloga Débora Quézia e pela nutricionista Isabel Aiza. Já na parte da tarde, a discussão foi acerca do tema “Transtorno do Espectro Autista: Desafios e Estratégias no Cuidado Multidisciplinar”, com a participação da psicóloga Letícia Telles e da nutricionista Raiane Dantas.
De acordo com a chefe do serviço de Nutrição Clínica do Hospital de Base, Talitha Elcana, os temas foram escolhidos devido à sua relevância crescente nas áreas. Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, exigem uma abordagem integrada, onde diferentes profissionais de saúde colaboram para fornecer um tratamento eficaz e holístico. Já o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta desafios únicos, especialmente no que tange à alimentação e às necessidades nutricionais”, afirma. Talitha lembra ainda que “os temas permitem uma visão mais ampla e integrada do cuidado, promovendo intervenções que consideram tanto os aspectos nutricionais quanto os psicológicos dos pacientes”.
Multidisciplinaridade
A troca de experiências e informações técnicas envolvendo Nutrição e Psicologia têm se mostrado crucial, segundo a chefe do serviço de Psicologia, Rafaella Rangel. “A alimentação não é apenas uma questão física, mas também emocional. A relação com a comida pode ser influenciada por fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e transtornos alimentares. Por isso, a integração dessas duas áreas é fundamental para oferecer um cuidado mais completo e eficiente.
Ainda de acordo com Rafaella, a I Jornada Integrativa de Nutrição e Psicologia foi concebida justamente para promover essa visão integrada, mostrando como as duas áreas podem trabalhar em conjunto para melhorar o atendimento aos pacientes. “Eventos como esse são fundamentais para o HBDF e seus colaboradores, pois promovem a atualização contínua e a troca de experiências entre diferentes áreas da saúde. Isso enriquece a prática clínica, como fortalece a cultura de cuidado multidisciplinar no hospital, melhorando os resultados para os pacientes”, conclui Talitha.
Veja, abaixo, a galeria de imagens: