O Hospital de Base, com a organização do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), realizou uma cerimônia para o descerramento da placa que comemora a revitalização do pátio externo da Ala Psiquiátrica da unidade. Estiveram presentes na cerimônia o superintendente do Hospital de Base, Dr. Guilherme Porfírio; a Gerente de Atenção Multiprofissional, Niedja Bartira; o Chefe da Enfermagem da Psiquiatria, Edinan Neto; a médica psiquiatra, Júlia Torres; a Gerente de Enfermagem do HBDF, Tatiane Nunes Pinheiro; a presidente do SAV, Maria das Graças Leocádia de Sousa; e a auxiliar do SAV, Vandelícia Rodrigues.
Pacientes internados na ala, voluntários, e colaboradores da área acompanharam a cerimônia com muita emoção. O SAV patrocinou a reforma da pintura do pátio externo, realizando a base e a instalação de novos rodapés na área, para evitar futuras infiltrações. Também fizeram a pintura de todas as partes de ferragens e instalaram um revestimento na parede perto da pia e do bebedouro que ficam na área para uso dos pacientes.
Além disso, uma artista plástica doou seu trabalho, realizando a pintura de um painel com o tema de uma floresta tropical minimalista. Para a pintura da parede principal da ala, foi realizada uma arte com um tronco de árvore em que as folhas são impressas com tinta das mãos dos próprios pacientes e colaboradores da ala psiquiátrica, acompanhado da frase “Cada mão, uma história…”.
O chefe da enfermagem da Psiquiatria, Edinan Neto, agradeceu a presença de todos e ao trabalho do SAV e falou sobre como a revitalização do espaço vem para trazer melhor atendimento aos pacientes e colaboradores da ala. “É a realização de um sonho ver isso aqui sendo reformado. Muito obrigado ao SAV, que é uma instituição fantástica, nos apoia em tudo que a gente precisa”, disse.
O Superintendente do HBDF, Dr Guilherme Porfírio, elogiou o trabalho realizado pelos voluntários do SAV. “Essa árvore que vocês fizeram é muito linda e isso demonstra o serviço que vocês vêm fazendo aqui na psiquiatria. Hoje eu falo que o segredo do sucesso do Hospital de Base são as pessoas, é o trabalho que cada um de vocês aqui está fazendo”, disse.
Emocionada, a presidente do SAV, Maria das Graças, agradeceu a presença de todos e sobre como foi o processo de conseguir realizar a reforma. Ela falou também sobre como a dedicação dos voluntários é grande dentro da psiquiatria. “A gente sabe o quanto esse nosso coração bate aqui dentro, porque tem pacientes que precisam da gente”, declarou.
Após o descerramento da placa, os presentes puderam saborear um delicioso café da manhã, escutar e dançar ao som de música ao vivo, cortesia do músico voluntário Deylon Anderson Nunes Silva, da Banda Celebra Produções.