
O Hospital de Base do Distrito Federal recebeu, na manhã desta terça-feira (25) a visita do Professor Dr. Edgard Engel, oncologista ortopédico e docente da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP). A visita faz parte de um projeto nacional tocado pelo professor que mapeia os principais centros especializados no tratamento de tumores ósseos e de partes moles no Brasil.
Dr. Engel, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica, está percorrendo unidades de saúde em todo o país para documentar e fortalecer a rede de especialistas na área. O objetivo é consolidar informações sobre os hospitais que realizam esse tipo de cirurgia e divulgar esses centros tanto para médicos quanto para pacientes.
“Nosso foco é garantir que os profissionais de saúde e a população saibam onde buscar tratamento especializado. A oncologia ortopédica é uma área rara, e os procedimentos precisam ser feitos em hospitais com equipe qualificada e estrutura adequada”, explicou Engel.
A iniciativa começou em 2022 e já percorreu diversas regiões do Brasil. Durante as visitas, o oncologista coleta dados, entrevista especialistas e registra informações que farão parte de um livro sobre o panorama da oncologia ortopédica no país. A previsão é que a obra seja concluída até 2026.
Os médicos especialistas do Hospital de Base que participaram da conversa com o Dr Engel foram Dr Fabrício Lenzi Chiesa, Dr Guilherme Haubert, Dr Eduardo Capelletti, Dr Fábio Carreira e Dr Lucas Araújo Leite. Durante a entrevista eles discutiram o perfil do paciente do Hospital de Base, os recursos diagnósticos, a demanda de pacientes e falaram sobre a atuação da unidade na área da educação médica.
Hospital de Base no cenário nacional

O Hospital de Base se destaca como um dos centros de referência no tratamento de tumores ortopédicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Dr. Engel, 85% dos casos desse tipo de câncer são tratados em apenas 60 hospitais no Brasil, o que demonstra a importância de instituições como o HBDF na oferta de atendimento qualificado.
“Felizmente, observamos que a maioria dos casos está concentrada em centros especializados, o que melhora o prognóstico dos pacientes. O Hospital de Base tem uma equipe experiente e estrutura adequada para oferecer esse tratamento dentro do SUS”, destacou o especialista.

Além de mapear os hospitais, o projeto busca incentivar a formação de novos profissionais e aprimorar a troca de informações entre os centros de referência. Durante a visita, a equipe de oncologia ortopédica do HBDF compartilhou experiências e desafios enfrentados no atendimento a pacientes com tumores ósseos.
A equipe também visitou algumas áreas do Hospital como o ambulatório de ortopedia, a enfermaria da ortopedia onde os pacientes ficam internados, a anatomia patológica e o seu laboratório e fizeram uma breve reunião com o superintendente do HBDF, Dr Guilherme Porfírio. Guilherme aproveitou para fazer uma explanação sobre o gerenciamento realizado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) em suas unidades.